Deputado Fernando Carli Filho (psb)

21/05/2008 12h42 | por Assessoria de Imprensa / 41 3350-4072
A reformulação do Aeroporto Tancredo Thomás de Faria, em Guarapuava, e até mesmo a construção de um novo sítio aeroportuário, estão na pauta de prioridades do deputado estadual Fernando Carli Filho como reivindicação junto ao governo do Estado ou indicativo para o governo federal. No início do ano o parlamentar conversou pessoalmente com técnicos da Secretaria de Estado dos Transportes, tomando conhecimento de que não há mais previsão de investimentos estaduais no Aeroporto de Guarapuava. Em função disso, ele determinou estudos de novas alternativas, uma delas sendo a possibilidade de a Prefeitura de Guarapuava bancar parte dos recursos necessários. O prefeito do município, Fernando Ribas Carli, mostrou-se disposto a participar do projeto, especialmente na restauração do terminal de passageiros.A implantação da linha aérea em Guarapuava foi tema do 1º Fórum Centro-Sul, realizado pelo deputado Fernando Carli Filho, com a participação de prefeitos daquela região, lideranças empresariais, técnicos e do setor aeroportuário e representantes de linhas aéreas. Um dos indicativos foi promover a divulgação das vantagens do transporte aéreo e estudos para construção de um terminal de cargas, aproveitando a mesma aeronave de passageiros. Essa movimentação seria uma das formas de estimular o uso da linha, até que se crie o hábito nos usuários em potencial. Também ficou acordado que as empresas devem promover estudos próprios, interessando-se pelo investimento, se for o caso utilizando a linha como conexão de vôo entre outras regiões do Estado. De Guarapuava, os dois itinerários em avaliação seriam Curitiba e São Paulo.NOVO AEROPORTOO deputado Fernando Carli Filho não descarta a hipótese de manter a estrutura do atual Aeroporto, pensando de imediato na construção de um novo sítio aeroportuário. Atualmente, o parlamentar se dedica a avaliar o parecer de técnicos do setor, que apontam para a impossibilidade de ampliação da pista numa proporção que comporte o pouso de aeronaves tipo Fokker-100, com capacidade para 100 passageiros. Na medida atual, o Aeroporto de Guarapuava teria condições de abrigar aviões 30 e até 50 pessoas, o que seria ideal para o momento econômico da região.Para Fernando Carli Filho, porém, essa situação não é suficiente. “Temos que pensar a região nos próximos 10 ou 20 anos”, afirma ele, lembrando que o tempo de construção de um novo aeroporto é de no mínimo 10 anos. “Então, se quisermos uma obra à altura do desenvolvimento almejado para a Região Central, temos que começar nisso agora, imediatamente”, complementou. O objetivo do deputado é estimular esse debate em todos os municípios do Centro-Sul, abrangidos pelo seu projeto que cria a Região Metropolitana de Guarapuava, prevendo incentivos dos governos federal e estadual. De acordo com Fernando Carli, o ideal é o projeto de um novo aeroporto leve em conta a perfeição das normas técnicas, com estudos de ventos e também o crescimento populacional da cidade, que não pode afetar o sistema de vôos. “Como será a Região de Guarapuava daqui 10 ou 20 anos? Temos dois caminhos: esperar para ver o que acontece ou criar, desde já, os mecanismos indispensáveis para um desenvolvimento forte, contínuo e equilibrado” – concluiu o deputado.