NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Péricles de Mello (pt)
09h42
por Luis Otávio Dias / 41 3350-4250 - 9621-2141
3 min de leitura
679 visualizações
Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Paraná promove audiência de lançamento da Frente Parlamentar em defesa da constitucionalidade da lei federal A Assembléia Legislativa realiza uma audiência pública na próxima segunda-feira, dia 24, a partir das 10 horas, no Plenarinho da Casa, para lançar oficialmente, no Paraná, a Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial Profissional Nacional do magistério público da educação básica. A iniciativa da mobilização é do deputado estadual Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Educação, juntamente com a APP-Sindicato, entidade que representa os professores estaduais. A criação da Frente ocorre após o governo do Paraná, junto com os governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Ceará, ajuizar no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), para contestar a lei federal que criou o piso. A lei 11.738, sancionada em julho desse ano pelo presidente Lula, estabelece o piso de R$ 950,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, com permissão para os professores aproveitarem 33% desse tempo em atividades complementares fora da sala de aula.Segundo o deputado Péricles o objetivo da Frente paranaense é estender a bandeira em defesa do piso salarial pelos municípios, com a realização de audiências nas Câmaras de Vereadores. O deputado destaca que a lei do piso atinge profissionais da educação em todos os níveis (federal, estadual e municipal) criando um padrão básico de qualidade para o ensino público. “É uma conquista histórica da educação e da sociedade brasileira, fundamental para valorizar a carreira do professor”, afirma. Deputados federais e senadores foram convidados a participar da audiência. A mobilização nacional pelo piso ocorreu na última quarta-feira, dia 19, com o lançamento da Frente Parlamentar na Câmara dos Deputados. O deputado federal Ângelo Vanhoni (PT), que participou do debate em Brasília, estará presente audiência da Assembléia. Piso estadualA Assembléia recebeu esta semana, projeto do governo do Paraná, estabelecendo o salário mínimo dos professores estaduais em R$ 1.392. Mas a iniciativa do executivo não convenceu a categoria porque, segundo a direção da APP-Sindicato, a maioria dos profissionais que cumprem 40 horas semanais já recebem o valor proposto pelo projeto estadual. A presidente da APP, Marlei Fernandes, diz que apesar do Paraná já possuir um piso maior, a lei nacional cria uma regra para estados e municípios, com previsão de reajuste para todos os professores, inclusive os aposentados. Já a proposta do governo do Estado não sofre impacto sobre as carreiras. Outra vantagem da lei federal, apontada por ela, trata da hora-atividade, que reserva 1/3 do tempo para atividades extraclasse, uma reivindicação antiga dos educadores. ConstitucionalidadeA Advocacia Geral da União (AGU) enviou parecer ao STF considerando a lei constitucional, uma vez que impõe aos estados a fixação de piso maior para professores que trabalhem por mais tempo, proporcionalmente à jornada de cada um. A AGU explica que a lei não restringe, mas sim determina o piso salarial mínimo de R$ 950,00. Também chegou ao STF parecer da Procuradoria Geral da República na Adin 4167, que contesta dispositivos de lei que estabeleceu piso salarial para professores. O procurador-geral, Antonio Fernando Souza, opinou pela extinção do processo sem resolução de mérito e pelo indeferimento do pedido de medida cautelar.
Notícias Relacionadas
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais
14:41
Semana na Assembleia amplia foco sobre sustentabilidade dos oceanos, saúde e oferta de bebidas em estádios de futebol
Treze projetos estão na pauta das duas sessões plenárias, uma ordinária e outra extraordinária, da próxima segunda-feira (22).
Leia mais