Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputados do Paraná vão conhecer classificação da produção do fumo no Rio Grande do Sul

Comitiva de parlamentares paranaenses que vão a Porto Alegre (RS) conhecer como funciona a lei estadual gaúcha de classificação do fumo na propriedade do produtor.
Comitiva de parlamentares paranaenses que vão a Porto Alegre (RS) conhecer como funciona a lei estadual gaúcha de classificação do fumo na propriedade do produtor. Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) integra a comitiva de parlamentares paranaenses que vão a Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4) conhecer como funciona a lei estadual gaúcha de classificação do fumo na propriedade do produtor. Romanelli é co-autor, ao lado dos deputados Alexandre Curi (PSD), Anibelli Neto (MDB) e Maria Victoria (PP), do projeto de lei que determina às empresas que comercializam e/ou industrializam tabaco a realizar a classificação da folha do fumo nas propriedades dos agricultores paranaenses.

"Vamos fazer uma visita técnica com objetivo muito claro: dialogar com os produtores que já vivenciam a experiência da classificação do fumo feita diretamente na propriedade rural. Queremos entender, na prática, os impactos dessa medida e avaliar de que forma podemos construir, aqui no Paraná, uma solução que valorize o produtor e traga mais transparência e justiça na comercialização do fumo", avaliou Romanelli.

Além de Romanelli, fazem parte da missão paranaense os deputados Anibelli Neto (MDB), Hussein Bakri (PSD), Marcelo Rangel (PSD), Jairo Tamura (PL) e Luís Corti (PSB). "É esse o nosso papel: buscar caminhos, ouvir quem está na base da produção e propor medidas que melhorem a vida do homem e da mulher do campo", descreveu o deputado.

Os agricultores paranaenses, aponta Romanelli, frequentemente relatam a falta de transparência no processo de classificação das folhas de tabaco. "A descentralização da classificação na propriedade do produtor garante mais equidade e transparência, além de atender uma reivindicação histórica dos fumicultores. O produtor, que investe e assume os riscos da atividade, atualmente se encontra em desvantagem, subordinado às decisões das empresas que compram o tabaco", avaliou.

Agenda

A missão dos deputados começa na quinta-feira, a partir das 11h, no encontro com o deputado Luciano Silveira (MDB), vice-presidente da Comissão de Agricultura do legislativo gaúcho, e com o secretário Edivilson Brum (Agricultura). Os trabalhos seguem à tarde às 13h30 com uma reunião com o secretário Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural).

Às 15h está marcada uma audiência com o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB). Às 17h, os deputados participam de encontro com agricultores na Fetag/RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura).

Na sexta-feira, os trabalhos começam às 10h na reunião na Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) e às 14h, com o deputado Elton Weber (PSB) - membro  da Comissão de Agricultura, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha e relator do PL 204/2015, que trata da classificação do tabaco nas propriedades dos produtores.

Segundo a Afubra, cerca de 28 mil famílias se dedicaram ao cultivo do tabaco na safra de 2023/2024. No contexto regional, os três estados do sul são responsáveis por 97% da produção nacional, envolvendo 162 mil famílias e 320 mil hectares cultivados.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação