Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Desde 2023, Paraná soma 100 novas Procuradorias da Mulher, destaca deputada Cloara Pinheiro (PSD

A parlamentar é a procuradora especial da Mulher da Casa.

Deputada Cloara Pinheiro (PSD), procuradora especial da Mulher da Alep.
Deputada Cloara Pinheiro (PSD), procuradora especial da Mulher da Alep. Créditos: Orlando Kissner/Alep

O Paraná alcançou a marca de 213 Procuradorias da Mulher instaladas em municípios do Estado. O número representa um crescimento expressivo desde 2023, quando a deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD) assumiu a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Naquele ano, eram 113 unidades em funcionamento. Pouco mais de dois anos depois, já são 100 novas procuradorias abertas, consolidando o Estado como referência nacional na área.

A mais recente instalação foi no município de Bela Vista do Paraíso, nesta sexta-feira (29). Para a deputada Cloara Pinheiro, a expansão é resultado direto do trabalho conjunto realizado com as Câmaras Municipais e lideranças locais.

“Quero parabenizar toda a nossa equipe, que vem realizando um excelente trabalho. São 100 novas Procuradorias durante a minha gestão e não para por aí. Temos até o final de 2026 para aumentar ainda mais esse número. Nosso compromisso é continuar trabalhando e oferecendo ajuda e acolhimento para mulheres em situação de violência”, destacou Cloara. “Sempre agradeço o apoio do nosso presidente da Alep, Alexandre Curi, que é um grande incentivador do nosso trabalho e nos dá todo o suporte necessário”, completou.

Criada em julho de 2019, a Procuradoria da Mulher da Alep é um órgão permanente que atua na defesa dos direitos das mulheres e integra a Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero. A missão inclui acompanhar políticas públicas, articular ações com outras instituições e fortalecer os serviços de proteção e acolhimento às mulheres paranaenses.

Além de coordenar a instalação de novas unidades no interior, a Procuradoria da Mulher da Alep mantém atendimento permanente em Curitiba. Denúncias e pedidos de apoio podem ser feitos pelo telefone/WhatsApp (41) 3350-4030 ou pelo Disque 180, canal nacional da Central de Atendimento à Mulher.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação