Discurso do presidente Ademar Traiano (PSD)

01/02/2023 17h14 | por
Deputado Ademar Traiano (PSDB), é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Ademar Traiano (PSDB), é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Ademar Traiano (PSDB), é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.

Prezadas Senhoras Deputadas

Prezados Senhores Deputados

Caros Servidores desta Casa

Meus Amigos do Paraná

Minhas Senhoras

Meus Senhores

 

Esperança!

Quando se tem esperança, tudo faz sentido; quando se perde a esperança, o futuro se torna incerto.

Esperança!

Foi esta palavra que os brasileiros elegeram como a Palavra do Ano de 2022, em pesquisa do Instituto Ideia.

Faz sentido.

Depois de dois anos de privações – na vida familiar, nas relações sociais e no trabalho – 2022 foi o ano da transição: da liberdade restrita para a liberdade plena.

Depois de dois anos de perdas – em vidas humanas, na educação e em postos de trabalho – 2022 foi o ano da retomada: gradual mas segura.

A pandemia nos impôs desafios nunca antes enfrentados e mudou a vida de forma indelével.

Nossa capacidade de adaptação à realidade foi posta à prova.

Nossa competência de lidar com a crise foi testada no limite máximo.

Nossa vocação para o trabalho foi desafiada diariamente.

Nossa habilidade política foi exigida em sua plenitude.

A cada desafio, a cada obstáculo respondemos com criatividade, persistência e muito trabalho.

Saímos mais fortes, mais solidários e mais preparados para a enorme tarefa de devolver à vida seu curso normal – ainda que diferente do habitual.

Frustar a Esperança coletiva não é uma alternativa que devemos sequer considerar. 

 

***

Assim, 2023 é o primeiro ano de uma nova jornada, de um novo tempo.

Jornada que começa com importantes conquistas: o Paraná superou a pandemia com mérito, manteve-se na vanguarda e tornou-se a quarta economia do Brasil.

Resultados que são produto de uma equação coletiva: a soma da nossa pró-atividade e a multiplicação do trabalho – mesmo quando tivemos de fazer tudo isso de forma remota.

Foram as múltiplas e coordenadas ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que permitiram ao Paraná superar, uma a uma, as urgências que a pandemia nos impôs.

Urgências que foram agravadas pela crise hídrica que castigou o Paraná com racionamento de água por exatos 649 dias – quase dois anos – e a guerra na Ucrânia, que nos privou do acesso a fertilizantes para nossa rica e imprescindível produção agrícola.  

Mas a superação desse quadro dramático só se deu com a inestimável contribuição e compreensão do setor produtivo e da sociedade paranaense.

Esta Casa que, por definição, é a síntese do pensamento da maioria dos paranaenses deu o indispensável suporte legal para viabilizar as decisões do Estado.

Por isso, nada mais justo do que registrar aqui um efusivo agradecimento da Assembleia Legislativa do Paraná a todos os paranaenses: vocês fizeram a diferença na batalha contra um inimigo desconhecido e mortal.

Vencemos todos! E isso não há o que pague!

 

***

Ao assumir a presidência desta Casa pela primeira vez em 2015 eu afirmei que “um homem sozinho não pode fazer todas as leis, pois isso seria uma ditadura; um homem sozinho não pode reunir todo o conhecimento e sabedoria, pois isso seria imitar o poder divino; um homem sozinho não pode ter sempre razão, pois isso seria pura arrogância.”

Disse mais: disse “que aqui os diferentes se tornam iguais no propósito de buscar uma vida melhor para todos e que nossas divergências são menores que nossa disposição ao diálogo e ao entendimento.

Segui à risca a disciplina que me impus para devolver a esta Casa a harmonia plena e seu papel determinante no desenvolvimento do Paraná.

Hoje, é fato de domínio público que a Assembleia Legislativa do Paraná teve, tem e terá sempre um papel decisivo na construção do Paraná que queremos e merecemos.

Por isso reafirmo minha crença de que, nesta Casa, não há obstáculos intransponíveis; não há debates que não produzam avanços; não há tabus que resistam ao crivo da análise sempre serena e propositiva.

Com independência e liberdade esta Casa há de persistir em sua missão constitucional de entregar o ordenamento legal que norteia as decisões de todos os poderes e a conduta da sociedade.

A Assembleia é um colegiado de 54 deputadas e deputados, centenas de servidores e um conjunto de ferramentas trabalhando em harmonia para obter o melhor resultado possível.

 

***

Ao iniciarmos este período legislativo dou as boas-vindas aos novos parlamentares. Toda nossa estrutura e experiência está à disposição para o exercício do mandato que lhes foi conferido pelos paranaenses.

Aos que renovaram seus mandatos peço que continuem com o mesmo espírito da boa convivência e da defesa dos valores que regem os trabalhos desta Casa.

Também peço que sejam solidários, emprestando aos iniciantes o conhecimento que acumularam. Somos um só time: os mais experientes ajudam os menos experientes. E o Paraná ganha.

Aos que chegam e aos que permanecem reitero os compromissos imutáveis da Mesa Diretora:

-        Defesa constante do mandato dos parlamentares, indistintamente;

-        Defesa serena do Poder Legislativo como ponto de equilíbrio da sociedade e base da democracia;

-        Respeito ao Regimento Interno, às Constituições Federal e Estadual, e a todas as leis; 

-        Defesa dos servidores da Casa – sem eles, o exercício do mandato seria prejudicado;

-        Segurança e condições de trabalho aos parlamentares;

-        Praticidade na solução dos problemas;

-        Transparência total de todos os atos;

-        Investimento constante para manter o Poder Legislativo atualizado em infraestrutura e tecnologia.

 

***

Por princípio, desde 2015 adotamos na presidência uma prática que se tornou norma de conduta: ninguém sem resposta!

Toda pergunta, toda demanda, toda crítica tem de ser respondida com precisão, agilidade e cortesia.

Tenho certeza que este foi um fator determinante para o sucesso das quatro gestões que tive a honra de liderar como presidente.

Sabemos que a boa performance não vem por acaso: é construída com a manifestação das intenções e as consequentes ações para sua materialização.

Fizemos isso, desde o primeiro dia, cumprindo um a um os compromissos assumidos.

Fizemos mais: fizemos uma gestão aberta às sugestões que contribuem para melhorar os serviços prestados pela Assembleia Legislativa.

Todo cidadão, toda instituição tem o direito de propor melhorias; o poder legislativo tem o dever de avaliar todas as sugestões.

Quanto mais cabeças pensam, mais próximos estaremos de acertar em nossas decisões.

Eis aqui a política que queremos para o Paraná: simples, eficiente e descomplicada – com todos trabalhando pelos mesmos propósitos.

Conseguimos isso porque seguimos os princípios que sustentam a boa ação política: honestidade intelectual, rigor técnico, disciplina legal e idoneidade moral.

 

***

Meus amigos,

Completei em janeiro 70 anos – 41 deles dedicados à vida pública. Fui vereador, prefeito, deputado estadual e governador em exercício por três vezes.

Todos esses cargos têm em comum duas responsabilidades indissociáveis: representar a população do Paraná, e tomar decisões em seu nome.

Nada angustia mais o ser humano do que a dúvida de fazer escolhas que afetam a vida alheia.

Ao assumir a política como vocação profissional, ainda jovem, sonhava em fazer a diferença num mundo em que a indiferença é um comportamento corriqueiro.

De todos os cargos, o de presidente desta Casa é o que mais me desafiou – mas também o que mais me recompensou.

É um desafio diferente: uma vez iniciado nunca mais termina. Porque a atividade parlamentar exige articulação, negociação, mediação, pacificação. Enfim, exige muita conversa. Tudo isso o tempo todo.

Mas eu tive a sorte de contar com a serenidade, seriedade e civilidade de todos os parlamentares que fizeram e fazem parte desta Casa.

Eu estou aqui há 32 anos – começo hoje meu nono mandato. Foram muitos os momentos de recompensa, mas nenhum deles se compara ao que aconteceu hoje.

Receber a unanimidade dos votos das senhoras deputadas e dos senhores deputados é um reconhecimento que, ao mesmo tempo que me emociona, volta a me desafiar – com mais trabalho e mais responsabilidade. Pois, que assim seja.

Como nada se faz sozinho, tenho o dever de agradecer a cada deputada, a cada deputado que emprestaram talento e vocação para fazer esta Casa cumprir seu papel.

Muito obrigado, de coração.

Da mesma forma, o apoio do Executivo, do Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e do corpo técnico desta Casa foi – e ainda será – determinante para o pleno desempenho do Legislativo.

Muito obrigado a todos pelo apoio incondicional.

 

***

À minha família, faço um agradecimento especial: vocês nunca me faltaram e sempre compreenderam as ausências que a política me impôs. 

Tenho orgulho da família que tenho, por isso peço permissão para apresentá-la:

Meu filho Vinicius e a esposa Ana – que não chamo de nora, mas de filha –, que me deram os netos Vinicius Virmond Traiano e a Marcela Virmond Traiano.

Meu filho Junior e a esposa Aline, que vão me presentear com o David Traiano, que nasce em maio.

Minha filha Gabriela e o marido João, que trouxeram mais alegria à nossa família com os gêmeos Joaquim e Antonio.

Minha esposa Rose, que, com seu amor e apoio, me incentiva a continuar na quase sempre incompreendida missão de fazer política.

Rose, você me deu um presente que me emociona: as lindas Beatriz e Bianca, que se tornaram minhas filhas.

Obrigado por fazerem parte da minha vida!

Por fim, um agradecimento aos meus irmãos, que se alegram a cada conquista e permanecem unidos em qualquer dificuldade.

Sou mesmo um homem de sorte: a emoção é minha companheira constante – no trabalho e na vida pessoal.

Minha família é minha razão de viver!

Acho que é isso que chamam de felicidade!

 

***

Esperança!

Estão certos os brasileiros ao eleger Esperança como palavra do ano de 2022.

Afinal, sem Esperança não há perspectiva de futuro. Não há sequer presente.

Mas se estamos aqui hoje é porque acreditamos que temos de construir o presente. Sem presente não há o futuro.

Esperança é também a minha palavra!

 

Muito obrigado a todos.

Que Deus nos abençoe.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação