Em Plenário, Péricles Defende Ações do Governo Estadual Na Saúde de Ponta Grossa

28/06/2007 09h17 | por Assessoria de Imprensa: Luis Otávio Dias / (41) 9621-2141 - 3350-4250
O deputado estadual Péricles de Mello (PT) usou a tribuna na Assembléia na sessão desta quarta-feira, dia 27, para contestar as críticas que vem sendo feitas à Secretaria de Estado da Saúde, mais precisamente ao fato do compromisso do governo do Estado em ampliar o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Fato que segundo Péricles está sendo cumprido. Em plenário, Péricles destacou que é a população mais humilde quem vai sentir as mudanças que o governo do Estado está trazendo para o município, principalmente com a aquisição de novos leitos de UTIs e a construção do Hospital Regional.Sobre as críticas acalentadas que a Secretaria da Saúde vem sofrendo, Péricles disse que é preciso refletir sobre a forma como tais manifestações são feitas. “Discursos cheios de adjetivos enganam a população ao invés de revelar a verdade dos fatos. A pirotecnia de ficar contando prazos esconde as ações concretas que estão sendo realizadas pelo governo estadual na saúde pública de Ponta Grossa”, defendeu o deputado. Péricles destacou ainda que, “dizer que o secretário de Saúde do Paraná está doente, criando um mito em torno do anuncio de ações que estão sendo efetivadas, serve para animar programa de rádio, mas não para dar conta do trabalho que está sendo realizado pela saúde no município.” A polêmica em torno das UTIs começou quando o secretário de Saúde, Cláudio Xavier, esteve em Ponta Grossa a convite de Péricles e do líder do governo na Assembléia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), e anunciou a instalação de novos leitos na cidade. RealidadePéricles lembrou que quando foi prefeito de Ponta Grossa, iniciou o mandato com 18 leitos de UTIs e que terminou com o dobro, 36 leitos. “O aumento no número de leitos se deve aos investimentos feitos pelo governo Requião, quando assumiu o Estado em 2002. A cidade de Castro também recebeu nove unidades”, afirmou o deputado. Sobre os prazos dados pelo secretário de Saúde, Péricles disse que as UTIs foram compradas. “Como o secretário vai entregar 22 leitos de UTIs se as obras nos hospitais, conduzidas pelo governo municipal com recursos do Estado, ainda não ficaram prontas, sem condições de receber os equipamentos. É mais condizente dizer que o secretário não é mágico do que dizer que ele é mentiroso”, afirmou do deputado.Péricles ainda destacou o investimento de R$ 17 milhões que o governo do Estado está fazendo com a construção do Hospital Regional em Ponta Grossa. Outras ações foram enumeradas pelo deputado durante seu discurso em plenário, como o Hemonúcleo; Siate; Samu; Saúde Preventiva; Equipes de Saúde Bucal; verbas para Santa Casa e Hospitais. “Esses são dados que revelam a boa vontade do governo estadual com a saúde de Ponta Grossa”, disse. Romanelli, que também usou a tribuna, destacou o trabalho de Péricles em levar o secretário Cláudio Xavier a Ponta Grossa, em abril, quando anunciou a instalação dos leitos de UTIs.UTIsDe acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a Santa Casa de Ponta Grossa recebeu três unidades no final de junho e em julho receberá mais quatro leitos de UTIs neonatal, data prevista para o término da reforma da unidade. Entre os leitos anunciados por Xavier estão os do Hospital Amadeu Puppi, que recebeu no início do mês cinco leitos e nos próximos dias serão entregues mais cinco, totalizando 10 leitos de UTI adulto; o Hospital Infantil João Vargas de Oliveira recebeu 12 leitos de UTIs pediátricas; o Vicentino, mais dois leitos de UTI adulto; e o Hospital Bom Jesus, um leito de UTI adulto.A região, com 550 mil habitantes, é a que tinha maior déficit de leitos de UTI do Estado. Dados da Secretaria revelam que com os 32 leitos que serão disponibilizados, a região contará com 79 unidades. Atualmente são 47 leitos, sendo 38 em Ponta Grossa e nove em Castro. A previsão para o final de 2008, com o Hospital Regional em funcionamento, é de mais 30 leitos, incluindo 12 unidades pediátricas. O número total de UTIs na região será de 109. Número relevante, comparado com 2002, quando havia 18 unidades, sendo que somente 17 funcionavam efetivamente.A secretaria da Saúde já repassou recursos de R$ 3,9 milhões para a readequação do Hospital Amadeu Puppi (antigo Pronto-Socorro Municipal) e Hospital Infantil João Vargas de Oliveira, que deverão estar prontos para receber os novos leitos de UTI nos próximos dias. Nos hospitais particulares e filantrópicos, o governo cede os equipamentos e paga os procedimentos, ficando a critério do hospital os custos relacionados à readequação física necessária.