Exposição Arte em Direitos Humanos e Cidadania fica no Espaço Cultural da Alep até sexta-feira (22) Quadros da mostra são inspirados em obras de artistas consagrados e trabalhados coletivamente por adolescentes em privação de liberdade.

18/06/2018 16h05 | por Trajano Budola

Abertura da exposição "Arte em Direitos Humanos e Cidadania", dos socioeducandos do Centro de Socioeducação de Curitiba.Créditos: Andressa Tavares

Foi aberta no início da tarde desta segunda-feira (18), no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a exposição Arte em Direitos Humanos e Cidadania, composta por trabalhos de adolescentes do Centro de Socioeducação de Curitiba (CENSE). São quadros inspirados em obras de grandes artistas plásticos brasileiros e estrangeiros, como Tarsila do Amaral e Diego Rivera, realizados em grupos de seis a doze adolescentes em privação de liberdade.

De acordo com o deputado Nereu Moura (PMDB), proponente da mostra, os valores da sociedade, como a família e o trabalho, estão representados no projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU), com a Secretaria de Estado da Educação (SEED). “Estes jovens estão aprendendo a gostar da arte e é uma satisfação abrir a eles este espaço na Assembleia. Que os adolescentes conheçam na arte uma nova oportunidade que os tire da ilegalidade, seguindo uma vida com paz e dignidade”, afirmou.

O projeto, coordenado por professores do Programa de Educação em Socioeducação em Unidades Socioeducativas (PROEDUSE), é aplicado a adolescentes que cumprem internação provisória de 45 dias, enquanto aguardam decisão judicial, ou internação sanção, quando retornam ao CENSE para cumprir 90 dias de privação de liberdade. De acordo com a coordenadora da mostra, professora Stela Maris Britto Maziero, o trabalho transcende a arte, dentro de uma proposta de Direitos Humanos. “Neste período de internação os adolescentes obrigatoriamente estudam e as aulas de arte são desenvolvidas para que abordem temas relevantes para suas vidas, refletindo sobre um processo de ressocialização. É no que pensamos para proporcionar a eles a reflexão sobre temas como a família, trabalho, cidadania e educação, os valores voltados para o convívio em sociedade”, explica, destacando que todos os painéis foram elaborados coletivamente.

Para Rafael Slugek da Silveira, representante da SEJU, a arte, a educação e o esporte trabalham com os adolescentes internados possibilidades de ressocialização, baseados na interpretação correta dos parâmetros necessários para a vida em sociedade. “Para que retornem à liberdade com nova bagagem e interesse por buscar mais educação, novas perspectivas que os tirem do meio em que estavam inseridos, com melhores oportunidades”, afirma.

A exposição Arte em Direitos Humanos e Cidadania, composta por trabalhos de releitura de grandes obras das artes plásticas, está aberta até o dia 22 de junho no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa, gratuitamente e para todos os públicos. O horário para visitações à Alep é das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.