Feira de Orgânicos e Agricultura Familiar retorna ao Espaço Cultural da Assembleia Legislativa Proposto pela Frente Parlamentar de Agroecologia e da Economia Solidária, a mostra de produtos já aconteceu em junho e retorna nesta primeira semana de setembro.

04/09/2023 13h25 | por Antônio Dilay

O deputado Professor Lemos (PT), coordenador da Frente Parlamentar da Agroecologia e Economia Solidária, junto com os produtores que participam da feira.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná volta a receber a Feira de Orgânicos e Agricultura Familiar. Proposição do deputado Professor Lemos (PT), coordenador da Frente Parlamentar da Agroecologia e Economia Solidária, a feira aconteceu pela primeira vez nos dias 26,27 e 28 de junho, data em que foi instalada a Frente Parlamentar. A proposta do parlamentar é que a cada edição aconteça um rodízio de entidades que atuam na agricultura familiar, artesanato, agroecologia, orgânicos, dentre outros.

“A oportunidade de realizarmos a Feira Agroecológica na Assembleia é fundamental. É mais um espaço para dar visibilidade à produção agroecológica e também dos diversos empreendimentos solidários que existem no Paraná. A primeira edição da feira foi um sucesso e tenho certeza que será ainda maior nos próximos meses. A Agroecologia e a Economia Solidária vieram para ficar”, afirmou o deputado Professor Lemos.

Nesta segunda edição participam a “Padaria Solidária” com pães, doces e tortas; “Arte com as Amigas” com sabonetes artesanais e pijamas; “Colmeia das Artesãs” com lençóis, pijamas e panos de prato; “Grupo Três Marias” com pesos de porta e decoração; “Projeto para Ser Feliz” e “Arte by Ana” com linha de casa, cozinha e banheiro; “Preta Fina” com acessórios; CEIA com artesanato em taquara; “Erva Doce Artesanato” com teares, reciclagem, patchwork, aromaterapia e crochê; “Rede Copasol - Cooperativas de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidaria” com alimentos naturais e orgânicos; Cooperativa Central de Agricultura Familiar – Produtos da Terra com alimentos naturais e orgânicos das cooperativas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); “Gostosura do Milho” e “Pedacinho do Campo” com pamonha, bolo de milho, cural,  alimentos naturais e orgânicos; “Associação Feira Permanente” – “Ai Que Lindo’ e  “Zalburis” com óleos essenciais e tônico facial; “Feito à Mão” com cartonagem e encadernação e “Sou Feliz” com acessórios.

A senhora Gilvane Reinaldo que está atendendo o “stand” das entidades “Gostosura do Milho” e “Pedacinho do Campo” do programa de Economia Solidária e disse que “nós somos produtores e feirantes e todo espaço que nos é oferecido é muito gratificante como esse aqui na Assembleia. Nossos produtos são naturais, vêm direto do produtor e garantem qualidade e saúde para quem consome”.

A senhora Suellen Vieira Macedo da Cooperativa Central de Agricultura Familiar disponibiliza em seu “stand” produtos resultantes dos produtores participantes de programas da reforma agrária e comentou que “os produtos são de qualidade e com preços competitivos. As pessoas acabam consumindo sem vincular ao movimento de reforma agrária, justamente porque os produtos são orgânicos e de qualidade. Por isso é muito importante participar aqui na Assembleia, que é a Casa do Povo, porque mesmo tendo qualidade, em muitas vezes não há estrutura para distribuir em supermercados ou outros pontos de vendas regulares”.

Frente Parlamentar de Agroecologia e da Economia Solidária

O objetivo da Frente Parlamentar, de acordo com o coordenador, deputado Professor Lemos (PT) é abrir espaço para discussão junto à sociedade civil organizada e elaborar políticas públicas para promover o desenvolvimento da economia solidária e da agroecologia no Paraná. Além de garantir espaço para o debate com a sociedade civil organizada, a Frente Parlamentar vai acompanhar projetos e iniciativas sobre o tema, que estão tramitando na Assembleia Legislativa.

“Um momento muito importante em que as lideranças que organizam os empreendimentos solidários no estado, lideranças do executivo estadual, dos executivos municipais, do Conselho Estadual de Economia Solidária, enfim, o Paraná conta com milhares de empreendimentos solidários que se apresentam como alternativa para a geração de trabalho e renda, trazendo novas possibilidades de produção, vendas, trocas e distribuição”, explicou o deputado Lemos

“Nós temos no nosso estado, empreendimentos solidários, urbanos e rurais. Inclusive já temos redes que unem o campo e a cidade, como por exemplo, a Rede Mandala, que congrega produtores rurais com consumidores das cidades e também com empreendimentos solidários urbanos que fazem trocas, adquirindo alimentos e pagando com sua criatividade, ou seja, com os produtos feitos em empreendimentos urbanos”, concluiu o coordenador da Frente Parlamentar.

Serviço:

A Feira de Agroecologia e Economia Solidária acontece nos dias 04,05 e 06 de setembro das 9h até as 18h, no Espaço cultural da Assembleia Legislativa do Paraná e está aberto ao público gratuitamente.

As próximas edições serão nos dias 09,10 e 11 de outubro; 06,07 e 08 de novembro e 04,05 e 06 de dezembro.