Galerias e salas da Assembleia recebem nomes de ex-deputados

15/03/2023 17h26 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Na Assembleia Legislativa, Duílio Genari atuou por sete mandatos consecutivos.

Na Assembleia Legislativa, Duílio Genari atuou por sete mandatos consecutivos.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Na Assembleia Legislativa, Duílio Genari atuou por sete mandatos consecutivos.

A Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná apresentou um projeto de resolução para denominar deputado Duílio Genari a galeria do 1º balcão e deputado Gilberto Carvalho a galeria do 2º balcão, localizadas no Plenário Deputado Waldemar Daros do Legislativo estadual. O próprio plenário tem este nome em homenagem ao deputado, que era do PTB, e  que foi cassado pelo regime militar, em 1964 por apoiar, ao lado de outros dois parlamentares, o médico Walter Pecoits, o primeiro deputado estadual vítima da ditadura no Paraná. Daros defendia as reformas agrária, urbana, e era considerado um parlamentar progressista.

A proposta  homenageia dois ex-deputados, falecidos recentemente, que marcaram história na política paranaense. O texto é assinado pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro secretário, Alexandre Curi (PSD) e pela segunda secretária, Maria Victoria (PP). Para os três, os dois deputados deixaram suas marcas, pelas atuações que tiveram quando ocuparam cadeiras no Poder Legislativo e ainda, pela dedicação, generosidade e humildade e ainda,  na contribuição para o desenvolvimento dos municípios do Paraná.  Ambos, de acordo com os integrantes da Comissão Executiva, se tornaram referências também em suas regiões de origem, para onde levaram obras e investimentos.  Genari, em Toledo e toda a região Oeste e Gilberto Carvalho, uma liderança reconhecida no Norte e Vale do Ivaí. Deputados que foram eleitos diversas vezes pela população, o que comprova suas capacidades de trabalho.

(Sobe som)

Duílio Genari foi vereador e presidente da Câmara de Toledo, tendo sido o vereador mais votado da história do município. Também foi prefeito de Toledo no final da década de 1970. Nessa época, dividiu as funções de chefe do Executivo com o cargo de presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – Amop. Na Assembleia Legislativa, Duílio Genari atuou por sete mandatos consecutivos. Defensor da autonomia e do fortalecimento dos municípios paranaenses, o deputado Duílio Genari conheceu de perto os problemas enfrentados pelos administradores municipais. Genari faleceu no último dia 2 de março, aos 85 anos.

(Sobe som))

Gilberto Carvalho foi um advogado londrinense que dedicou boa parte da sua vida à política. Ingressou na vida pública como vereador de Marumbi, sendo posteriormente eleito prefeito do município. Na Assembleia Legislativa, Gilberto Carvalho foi deputado estadual por quatro mandatos, nas décadas de 1970 e 1980, sendo o autor do projeto de lei de emancipação política e administrativa do município de Lunardelli. Foi também o principal responsável pela criação da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí – Amuvi. Depois da longa carreira no Legislativo, Gilberto Carvalho ocupou cargos no Poder Executivo e no Movimento PróParaná, do qual foi um dos fundadores e vice-presidente, tendo coordenado o Conselho de Relações Federativas na entidade. O ex-deputado faleceu em 7 de março de 2022, aos 88 anos de idade.

(Sobe som)

Outros homenageados com salas na Casa de Leis são Caíto Quintana e Irondi Pugliesi. As duas salas ficam próximas ao Plenário. Caíto Quintana faleceu em janeiro de 2019 e Irondi, em.  2021,  vítima de Covid.

(Sobe som))))

Luiz Carlos Caito Quintana era formado em direito e foi deputado estadual por oito mandatos. Em 1982, foi eleito pela primeira vez. No Legislativo Paranaense, foi vice-presidente da Casa, líder da Bancada do PMDB, e participou de diversas comissões permanentes, como a de Constituição e Justiça, da qual foi vice-presidente. Desde que assumiu seu primeiro mandato, Caito Quintana teve uma atuação de destaque na Assembleia Legislativa: foi relator da Constituição do Paraná, em 1989; presidiu a CPI dos Bingos; criou a Comissão Especial do Mercosul, da qual foi também o presidente, além de apresentar diversos projetos, proposições e trabalhar pelos municípios que representava. No Executivo, Caito Quintana foi chefe da Casa Civil em dois governos de Roberto Requião (1991/94 e 2002/06).

((Sobe som))

Já Irondi Pugliesi,  que foi vereadora em Arapongas,  assumiu uma cadeira no parlamento estadual pela primeira vez em 1983 e exerceu dois mandatos. Participou da elaboração da Constituição do Estado. Teve 80% de suas propostas aprovadas. Autora da emenda que estabeleceu como dever ao Poder Público o atendimento em creche e pré-escola às crianças de até seis anos de idade. Ela também foi autora da  lei que proíbe a instalação de usina nuclear no Estado do Paraná. Atuou nas Comissões de Ecologia e Meio Ambiente e de Educação, Cultura e Esportes. Assumiu o posto de quarta secretária na Assembleia (1997-1998).Ela era casada com o também deputado, Waldyr Pugliesi (outra destacada liderança política do Paraná. Para o presidente Ademar Traiano (PSD), um reconhecimento da Casa à primeira deputada estadual eleita pelo PMDB no estado.

(Sonora)