Hospital de Olhos de Londrina é homenageado por 30 anos de atividades como referência no Brasil

13/12/2022 15h28 | por Assessoria parlamentar

O fundador do Hoftalon Nobuaqui Hasegawa com diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa, entregue pelo deputado estadual Tercilio Turini.Créditos: Cesar Ota

O Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná pela comemoração de 30 anos de serviços à população, consolidado como principal centro oftalmológico do Paraná e um dos mais modernos do Brasil. O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) entregou Votos de Congratulações e diploma de Menção Honrosa ao diretor Nobuaqui Hasegawa, que fundou com sua esposa Regina a unidade que hoje é referência em oftalmologia de alta complexidade e dispõe de avançada tecnologia para diagnosticar, tratar e curar diversas enfermidades relacionadas à visão.

Turini destaca na proposição, também assinada pelos deputados Cobra Repórter e Tiago Amaral, ambos do PSD, que o Hoftalon congrega atualmente o maior número de oftalmologistas no país: são mais de 130 profissionais da área, além de médicos do trabalho, clínicos gerais, anestesistas, cardiologistas, infectologistas, neurologistas e pediatras. Somente em 2021, somou mais de 100 mil atendimentos, 40 mil exames e quase 10 mil cirurgias. A instituição atende pelo SUS cerca de 120 municípios que integram as Regionais de Saúde de Apucarana, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Jacarezinho e Londrina.

Os deputados relatam que o Hoftalon coleciona histórias de transformação da vida das pessoas. "O sonho começou a ser construído em 1992 quando o casal Nobuaqui e Regina fundaram o hospital com a missão de levar a medicina da mais alta qualidade às pessoas. É uma trajetória de muito trabalho, compaixão e força de vontade para ajudar aos que mais necessitam. Foram muitos desafios e superação, alegria e satisfação de resgatar novos olhares", declaram. O aniversário de 30 anos foi comemorado em 9 de dezembro.

Mantendo também plano de saúde e centro de pesquisa, desde 2016, o Hoftalon tornou-se a primeira unidade brasileira a compor a Associação Mundial de Hospitais de Olhos, que reúne centros oftalmológicos de excelência nos Estados Unidos, Austrália, Suécia, Holanda, Reino Unido e China, entre outros países. Em 2004, criou o programa de residência médica, autorizado pelo Ministério da Educação, e em 2012 o curso de especialização obteve credenciamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

"É uma história exemplar na saúde pública construída com dedicação, carinho e toda competência pelos fundadores Regina e Nobuaqui Hasegawa, outros familiares e toda equipe. São profissionais comprometidos com a vida, com a nobreza de prevenir e tratar de doenças relacionadas à visão. Uma homenagem mais do que merecida ao Hoftalon, assim como um ato de gratidão da Assembleia Legislativa do Paraná", ressalta o deputado estadual Tercilio Turini, com os colegas Cobra Repórter e Tiago Amaral.