Por proposição do deputado Ney Leprevost (União), a Frente Parlamentar da Medicina foi constituída pelo Ato do Presidente nº 06/2023 e tem por objetivo defender os hospitais paranaenses, juntamente com suas equipes médicas, profissionais de enfermagem e de saúde, bem como os pacientes do SUS, buscando atender seus anseios e necessidades.
A primeira reunião da Frente Parlamentar deliberou pela escolha do deputado Tercílio Turini como vice-coordenador e aprovou o Regimento Interno do grupo de trabalho. Estavam presentes a deputada Cloara Pinheiro (PSD) e os deputados Adão Litro (PSD), Tercílio Turini (PSD) além do coordenador, deputado Ney Leprevost.
Para o coordenador, “a proposta desta Frente Parlamentar é fazer uma interface com a sociedade e todo setor de saúde. Identificar onde podemos propor melhorias, em hospitais, em clínicas, em unidades de saúde, mais do que isso, queremos debater a ciência, trazer grandes profissionais da área para compreendermos melhor os avanços que a medicina nos tem oferecido”.
O presidente da Academia Paranaense de Medicina, Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho afirmou que “a instalação deste grupo de trabalho na Assembleia Legislativa é um marco para a Medicina e para a saúde dos paranaenses. Temos orgulho em poder contribuir aqui e colocamos a Academia a disposição com tudo o que possuímos”.
O presidente da Associação Médica do Paraná, Dr. Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, declarou que “a saúde merece sempre atenção especial e a postura atuante da Assembleia Legislativa é extremamente importante”.
Na sessão, o coordenador, deputado Leprevost, indicou que “a ideia é que as reuniões ocorram a cada 15 dias e todas as demandas do setor podem, desde já, ser encaminhadas para o gabinete e estarão relacionadas nos debates e encaminhamentos da Frente Parlamentar que deverá atuar como um canal de diálogo entre a classe médica, profissionais e pesquisadores da área da saúde”.