Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Legislativo Concede Título de Cidadão Honorário a Reinhold Stephanes Nesta Quinta-feira (26)

25/05/2011 17h48 | por Nádia Fontana
O título de Cidadão Honorário do Paraná será outorgado nesta quinta-feira (26) ao deputado federal e ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes (PMDB), durante solenidade que acontece na Assembleia Legislativa. A homenagem, que terá início às 17 horas, é uma proposição do deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário do Parlamento estadual.
Catarinense de nascimento, Stephanes desempenhou, ao longo das últimas décadas, diversas funções públicas nas áreas de saúde, trabalho, previdência, assistência social e agricultura. Atualmente, participa da Câmara Conciliatória que buscou entendimentos para a votação do Código Florestal e é membro das comissões de Agricultura e de Tributação e Finanças, na Câmara dos Deputados. Ele é pai do deputado estadual Stephanes Junior (PMDB).
Trajetória - O deputado Reinhold Stephanes, aos 24 anos, assumiu o cargo de secretário da Fazenda de Curitiba, no Governo Ivo Arzua, tornando-se o mais jovem gestor da Capital. Foi, ainda, secretário de Estado da Agricultura e do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, além de presidir o Banestado. O seu primeiro mandato como deputado federal foi na legislatura de 1979 a 1983.     
Ele assumiu um cargo do governo federal, pela primeira vez, aos 34 anos. Estava na Secretaria de Apoio Administrativo do Ministério de Educação, quando foi convidado pelo presidente da República, Ernesto Geisel, para reestruturar o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). O sucesso das medidas implantadas no antigo INPS habilitou o economista a retornar ao comando da Previdência mais de uma década depois da primeira passagem pelo órgão, nos governos de Fernando Collor de Mello (1992), de quem também foi ministro do Trabalho, e de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998).
Posteriormente, na primeira passagem pelo Ministério da Agricultura, coordenou o grupo que criou a Embrapa; foi autor do decreto-lei de criação do Incra e implantou o órgão. Presidiu, também, a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), entidade que promove o intercâmbio entre os estudiosos de questões econômicos e sociais da agricultura. No comando do Ministério da Agricultura, entre 2007 e março de 2010, concentrou-se em uma agenda de dez pontos, destacando-se a atualização do Código Florestal, pesquisa, defesa agropecuária, endividamento rural, comércio exterior, infraestrutura e logística.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação