NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança da Oposição
16h46
por Assessoria de imprensa: Sonia Maschke - Jaime Santorsula Martins / 41 3350-4193
4 min de leitura
596 visualizações
O governo do Estado continua não repassando os recursos devidos ao fundo previdenciário dos servidores estaduais, o ParanaPrevidência. A confirmação foi obtida pelos deputados de oposição, durante a prestação de contas do governo realizada na manhã desta quarta-feira (10) na Assembléia Legislativa. A dívida passa de R$ 1 bilhão.A questão foi levantada pelos deputados Élio Rusch (DEM), líder da Oposição, e Valdir Rossoni (PSDB), que já vêm alertando há muito tempo sobre o comprometimento, no futuro, da aposentadoria dos funcionários públicos. Rusch ressaltou que a ParanaPrevidência não está conseguindo gerar renda para cumprir com seus compromissos. Somente em agosto deste ano o déficit nas contas foi de R$ 301 milhões. “Se o rombo continuar aumentando, em dez anos os servidores não terão mais dinheiro no fundo previdenciário ”“Os balancetes que estão disponíveis na internet comprovam esses números. Mês a mês esse déficit aumenta. Em abril foi de R$ 205 milhões. No ano, esse déficit já ultrapassa R$ 1 bilhão. Se continuar assim, o que vai acontecer com a ParanaPrevidência?”, indagou. “Esse governo não pode fazer o mesmo que ele fez com o IPE no mandato passado”, completou, em referência à solvência do Instituto de Previdência e Assistência (IPE) realizada pelo governador Roberto Requião para a criação de um novo fundo, o que não aconteceu. A criação deste novo fundo previdenciário foi ocorrer efetivamente somente em 1999.Para comprovar os problemas na gestão do fundo, o deputado citou um trecho do parecer prévio do Tribunal de Contas sobre a prestação de contas da ParanaPrevidência. No trecho em questão a secretária de Estado da Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon, considera que “a contribuição em espécie, escalonada na forma prevista na Avaliação Atuarial original é imprescindível para a capitalização do Fundo de Previdência ao longo do tempo. Desse modo é extremamente necessário o início da amortização das referidas contribuições financiadas para que não haja desequilíbrio na capitalização do Fundo de Previdência”.“Esse desequilíbrio ocorre porque o Governo não repassa mensalmente a parcela para a capitalização do fundo”, argumentou o deputado Valdir Rossoni. De acordo com a lei 12.398 de criação da ParanaPrevidência, a partir de maio de 2005 o governo do Estado teria que repassar em torno de 32 milhões para capitalizar o fundo.“Só o valor desses repasses já ultrapassa R$ 1,4 bilhão. Quanto maior a demora para aportar esses recursos, mais preocupante fica a gestão do fundo. Não só para esse governo, mas para todos os que virão. A dívida está se avolumando e se tornará impagável”, alertou Rossoni.Durante a audiência, o diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Nestor Bueno, confirmou que o governador estuda enviar uma mensagem para a Assembléia para mudanças na forma de gestão da ParanaPrevidência.“Essa declaração é suficiente para comprovar que existem problemas de gestão do fundo. Se o governo não tem dívidas com a ParanaPrevidência como alega, para que promover mudanças?”, questionou Rossoni.EducaçãoOutro ponto destacado pelo deputado Élio Rusch foi o investimento em educação. Segundo os números apresentados até o mês de agosto haviam sido aplicados R$ 2 bilhões em educação, perfazendo um total de 25,37% sobre a receita tributária estadual.“As aplicações estão longe do índice de 30% como determina a lei do próprio governador. O desespero para cumprir esse percentual é tanto que licitações foram tiradas da gaveta pata tentar cumprir a legislação”, disse.investimentosRusch apontou ainda o baixo valor empenhado para investimentos no ano de 2008. Segundo o deputado o valor até outubro deste ano é 28,61% menor, se comparado a outubro de 2002.“Naquele ano (2002) foram empenhados R$ 740 milhões em investimentos, contra apenas R$ 528 milhões neste ano. Se atualizarmos os valores de 2002 pelo IGP-M, a diferença salta para 58,04%”.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais