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Liderança de Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

18/06/2008 17h17 | por Zé Beto Maciel - Luiz Filho - Daniel Abreu - Casemiro Linarth - Roberto Salomão / h2foz@hotmail.com - contato@luizromanelli.com.br - daniel@luizromane
“E vamos também fazer o porto público de Pontal do Paraná, não vamos dar para o setor privado não. Vamos fazer público, claro, sempre com as boas parcerias com o setor privado, mas de forma competente, não vamos entregar o patrimônio público nas mãos privadas, como, aliás, muita gente quer fazer com a água” – trecho do pronunciamento do deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) na sessão desta terça-feira, 17 de maio. Obrigado, senhor presidente. Não quero me alongar até porque hoje vamos discutir aqui no momento próprio a PEC da Água. Mas, não posso deixar de tratar um tema, queria chamar atenção do deputado Elio Rusch, de vossa excelência especialmente, queria que vossa excelência ouvisse o que vou falar. Porque tenho ouvido as coisas nesta Casa, quero que vossa excelência tome nota de alguns dados que eu vou fornecer aqui, se vossa excelência me permitir fazê-lo, como tal. Eu recebi, hoje, pelo e-mail do meu gabinete, uma coisa muito interessante. E a pessoa ainda escreveu assim: “Bom dia, Roma. E o Rossoni e o Élio” – está escrito aqui – “ainda dizem, ainda com discurso que perdemos cargas para Itajaí”. Qual é o tema, na verdade? Porto de Itajaí preocupado com perda de cargas. A tônica da reunião do Conselho de Autoridade Portuária de Itajaí foi buscar formas para retomar o crescimento na movimentação. Em maio, o terminal itajaiense movimentou 25 mil containeres, 11 mil a menos do que em agosto de 2007. Prognóstico para junho aponta para uma queda ainda maior. O Conselho de Autoridade Portuária acaba de formar um grupo de trabalho especial com a missão de buscar formas para retomar o crescimento na movimentação de containeres do Porto de Itajaí. A queda dos trabalhos foi alertada pelo órgão gestor de mãos de obra, em reunião do Conselho desta última sexta-feira, dia 13 de junho. Em uma reunião pública. Imaginem o tamanho do problema. Qual é a perspectiva que eles têm, deputado? Que vão perder ainda mais. Já perderam 11 mil containeres e estão prevendo que a situação, considerando a media das unidades movimentadas nos primeiros de dias do mês de junho é que a situação vai piorar ainda mais, ou seja, no máximo com 20 mil containeres. E alerta ao diretor do órgão gestor de mão de obra. E se isto acontecer, não teremos dinheiro para pagar as contas, disse. E ainda ocorrerá uma queda automática na remuneração do trabalhador e no poder aquisitivo de toda a cidade. Isto é para comemorar? Não. Claro que não. É motivo de preocupação pelos trabalhadores e para com o povo catarinense. Ministério da Agricultura, o interessante, na verdade, é que também aqui neste documento eles alertam que estão perdendo cargas para outros portos e para Navegantes, que é outro porto em Santa Catarina. O interessante, que eles constatam aqui, é a falta de competência administrativa do terminal, porque eles estão com o porto lotado. “Ainda que consigamos elevar o número de containeres, teremos que achar a fórmula certa entre o volume de mercadorias movimentadas e produtividade”. O interessante é que a título de comparação. Enquanto o Porto de Itajaí no mês de maio fez 25 mil Teus - é a expressão - que são os containeres de 20 pés, com quatro pesos, o Porto de Paranaguá com 2/3, metade, fez 35.111 Teus, ou seja, 35 mil containeres no mesmo mês. No acumulado do ano já são 229 mil, 689 Teus. Quero dizer às vossas excelências que gostam tanto de dar as más notícias, que eu não gosto de ler a má notícia do Porto de Itajaí. Mas, quando vossas excelências vão à tribuna, o deputado Élio Rusch, o nobre líder da Oposição, deputado Valdir Rossoni, à tribuna e ficam falando de Itajaí como exemplo, deputado Marcelo Rangel, vossa excelência, inclusive, um dia entrou nesse discurso fácil de Itajaí, de produtividade. Olhem aqui o exemplo. O exemplo é a audiência pública. Então, entendo que, primeiro, claro, não dá para compararmos Paranaguá com Itajaí e tenho dito isso sempre, porque são portos completamente diferentes, eles têm profundidades diferentes – em Itajaí na verdade é um rio que adentra ao oceano e que cria o Porto de Itajaí. Mas, o interessante é que essa questão que envolve a produtividade é seguramente o que mais chama atenção, porque com dois berços você movimentar 35 mil contêineres e com quatro berços vocês movimentar apenas 25 mil demonstra o quê? Incompetência na gestão. E é aquilo que tenho falado em relação à Paranaguá, que basta visitar o terminal de contêineres em Paranaguá para ver a organização, a disciplina e a logística do terminal. Entendo que, claro, temos problemas. Sim, mas em termos de produtividade, reconheçamos que quem está preocupado é o Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Itajaí, que fez audiência pública para constatar a baixa produtividade. E mais, a preocupação, porque além da questão da produtividade, eles também estão preocupados, porque muitas operações estão migrando para outros portos por falta de infra-estrutura, especialmente de carne congelada. E olhem, que diz que o alerta acabou reforçado pelo representante da Sadia, que vossas excelências sabem que está cada vez mais operando com o Porto de Paranaguá. E o que diz aqui o Osvaldo Carvalho Filho? Segundo ele, a empresa movimentou 15 mil toneladas de carne congelada pelo terminal itajaiense em abril, exatamente a metade das 30 mil que já movimentou por ali. Então, minha gente, vamos falar da nossa cidade, do nosso Estado. Quero dizer que às vezes fico preocupado quando verificamos muitas vezes que nós paranaenses, de uma forma bem ampla, quando alguém fala mal de Curitiba, fala mal do Paraná, fala mal de Colombo. Sinto-me agredido e acho que temos um problema gravíssimo no Estado do Paraná que é a autofagia, que é histórica, pois não valorizamos as coisas que são positivas no nosso Estado e temos que tomar cuidado com isso, porque este aqui é o exemplo que muitas vezes um discurso mal formulado acaba induzindo as pessoas ao erro, basta vermos este exemplo aqui. Concedo um aparte ao nobre deputado, líder da Oposição, Valdir Rossoni. Deputado Valdir Rossoni (Aparte) - Deputado Romanelli, estou licenciado por alguns dias e o deputado Élio Rusch, com competência, vem desempenhando esse papel. Mas, vejo vossa excelência muito preocupado com o Porto de Santa Catarina e é uma preocupação pertinente, mas acredito que esse e-mail que vossa excelência recebeu...é um e-mail? Deputado Romanelli: Está na internet. Vossa Excelência pode procurar na internet. Deputado Valdir Rossoni:- Até para fazer uma provocação, para que o debate fique mais quente, deve ter sido alguém que deve ter um cargo de confiança no Porto de Paranaguá, porque quando ele faz referência a mim e ao deputado Élio Rusch, é porque nós contestamos a administração do porto pela inoperância, pela incompetência, pela forma com que é dirigido, a falta de responsabilidade na questão da dragagem do porto, na questão do silão, na questão do investimento do terminal alcooleiro, que investiram R$ 14 milhões, deputado Romanelli, e aí não é apropriado para o álcool que nós temos no Paraná, e agora fizeram mais uma reforma, não funcionou o terminal de álcool também, gastaram mais dinheiro público, não funcionou o terminal de álcool. Esse debate é caloroso, gostoso e bom, mas nós temos que nos preocupar com o porto de Paranaguá porque se nós não cuidarmos de casa não adianta nós cuidarmos da casa do vizinho. Agradeço o aparte tão respeitoso e tão cordial que vossa excelência me concedeu. Deputado Romanelli - Eu sinceramente esperava mais de vossa excelência, esperava que vossa excelência tivesse parabenizado a gestão do Porto de Paranaguá, que era o mínimo, depois das críticas que vossa excelência fez daquela tribuna comparando Paranaguá com Itajaí, deputado Rossoni, era o mínimo que vossa excelência poderia fazer. E pode reduzir em mais quatro metros ainda a profundidade do Porto de Paranaguá que os navios terão o calado maior em Paraná no que no lagoão, que é o Porto de Itajaí. O fato concreto é o seguinte, para poder depreciar, falar mal é fácil. Agora eu quero publicamente parabenizar a gestão competente da Appa, da administração dos Portos de Paranaguá, isso está demonstrando competência, produtividade, a logística está correta, está apropriada, e Paranaguá é um porto público que dá exemplo. E vamos também fazer o porto público de Pontal do Paraná, não vamos dar para o setor privado não. Vamos fazer público, claro, sempre com as boas parcerias com o setor privado, mas de forma competente, não vamos entregar o patrimônio público nas mãos privadas, como aliás muita gente quer fazer com a água. Hoje estão saneparianos que vieram assistir a votação em 2º turno de uma PEC fundamental para manter a qualidade, a eficiência e essa fantástica companhia de saneamento que temos no Paraná que é a Sanepar. Por isso que o que é público, deputado Rossoni, sempre é muito bom porque ele é feito de forma transparente e a favor é claro de toda a sociedade. Obrigado senhora presidente, senhoras e senhores deputados.

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