Liderança do Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

15/12/2008 17h27 | por Zé Beto Maciel/Luiz Filho/Daniel Abreu/Roberto Salomão / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br / (41) 9648-11
A Assembléia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (15), em primeira votação, projeto do governador Roberto Requião que institui o Programa de Residência Técnica nos órgãos da administração direta e autárquica do Governo do Paraná. A medida tem como objetivo valorizar o profissional recém formado e envolve as universidades, secretarias e órgãos estaduais. São necessárias mais duas discussão na Assembléia e assim que aprovado em redação final, o projeto segue para sanção do governador Roberto Requião.O programa será desenvolvido nas secretarias e órgãos estaduais. O recém formado selecionado ao programa terá práticas, acadêmicas e pedagógicas, que contribuirão ao seu desenvolvimento profissional e de cidadão. O programa se destina a fomentar a especialização de graduados em curso de nível superior e que estejam inscritos ou cursando pós-graduação latu sensu.RESULTADOS - “O projeto estende à outras secretarias programa que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Obras Públicas com ótimos resultados”, afirmou o líder do Governo na Assembléia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB). “É importante destacar o envolvimento neste processo das universidades estaduais e da Universidade Federal do Paraná”, salientou.Segundo o governador Roberto Requião, a residência técnica dará aos recém-formados a experiência do primeiro emprego. “Amanhã, quando o residente técnico procurar um posto de trabalho, o empregador não poderá dizer que ele nunca trabalhou. Tem essa experiência e, mais que isso, tem uma experiência supervisionada pela universidade, o que é o mais importante desse processo”, afirmou.EXEMPLO - O secretário de Obras, Julio Araújo Filho, apresentou recentemente, durante a reunião semanal da Escola de Governo, os 60 novos residentes técnicos da Secretaria de Obras (Seop). São profissionais recém-formados nas áreas de engenharia civil e arquitetura, selecionados entre 239 candidatos inscritos em todo o Paraná, e que integram a segunda turma de residentes na Secretaria de Obras.“Cerca de 80% dos residentes da primeira turma do programa de residência técnica na Secretaria de Obras já estão empregados”, disse Araújo Filho. Os residentes técnicos participaram do curso de especialização em construção de obras públicas, oferecido pela Universidade Federal do Paraná em parceria com as universidades estaduais de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Guarapuava e a com a Universidade Federal Tecnológica do Paraná e Pato Branco.O curso tem a duração de dois anos e desenvolve atividades práticas supervisionadas na sede da Seop, em Curitiba, e nos 14 escritórios regionais da Secretaria. Cada residente recebe, a título de bolsa-auxílio, R$ 1.245,00 mensais.