Liderança do Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

02/02/2009 17h36 | por Zé Beto Maciel/Daniel Abreu / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-4120 / www.luizr
Os deputados da base aliada afirmaram nesta segunda-feira (2) que a população paranaense precisa assegurar, de forma definitiva, as conquistas de programas criados pelo governador Requião desde 2003. “Em dois anos se fecha um ciclo de oito anos. São oitos anos do triunfo de um governo pautado pela defesa do patrimônio público e da retomada do papel do Estado como indutor do bem-estar social da população”, disse o líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) na abertura dos trabalhos do legislativo paranaense. Romanelli destacou que somente com mobilização e apoio popular que se consolidará todo o avanço conquistado no Governo Requião. “A reconstrução do Paraná é uma obra coletiva que tem a colaboração ativa e solidária de milhares de pessoas. É hora da mobilização dessas pessoas para assegurar as conquistas”, disse. “Da nossa parte, da parte dos deputados PMDB, PT, PR, PMN, PTB, PSDB, PV, PDT e PPS, estamos em contato direto com prefeitos, lideranças políticas, sindicatos, associações de bairros, entidades estudantis, clubes de serviços, igrejas, associações comerciais. Vamos manter, de forma permanente, o que o Paraná conquistou em oito anos”, completou. O líder do PT, deputado Péricles Mello, destacou que em 2010 estarão completos oito anos de fortalecimento das políticas públicas nas áreas de saúde, educação, saneamento básico e dos programas sociais. “Serão oito anos de recuperação das estradas, construção de escolas e hospitais, da criação de empregos, isenção de impostos, do microcrédito, do fundo de aval, do programa do leite, da tarifa social da água, da luz fraterna, da recuperação do Estado, da transparência e austeridade”, disse Mello. MOBILIZAÇÃO - O líder do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, disse que a principal tarefa dos agentes políticos, entidades da sociedade civil e dos movimentos sociais é assegurar para o próximo ciclo as conquistas alcançadas no Governo Requião. “Temos uma tarefa fundamental: a consolidação na sociedade paranaense das políticas avançadas de alcance social e popular do Governo do Paraná. Essa é uma tarefa dos ativistas dos movimentos sociais, das entidades, dos partidos políticos e dos agentes públicos. Essa a nossa tarefa de agora em diante”, disse Pugliesi. O deputado Doutor Batista (PMN) disse que o governador está correto em manter os programas sociais e as obras públicas nos próximos dois e, principalmente agora, em tempos de crise. “São mais de R$ 1 bilhão aos municípios paranaenses. São obras de infra-estrutura em todas as áreas e destaco principalmente as de saúde porque sou médico. São 37 novos hospitais e 300 centros de saúde da mulher e da criança. Tudo isso precisa ser mantido, consolidado”, disse Batista. O deputado Chico Noroeste (PR) destacou as obras nas áreas de educação. “São 46 novas escolas e outras 46 em projeto. São 535 quadras cobertas e outras 92 escolas até 2010 e 1.140 ônibus para o transporte escolar. O investimento na educação ultrapassa a R$ 500 milhões. E somente com a pressão popular, esses investimentos continuarão nos próximos governos”, disse. MUNICIPALISTA - O deputado Luiz Fernandes Litro (PSDB) disse que o Governo Requião foi o mais municipalista da história do Paraná. “O Governo do Paraná se voltou às cidades do interior. Veja bem, Requião anunciou hoje (segunda-feira, 2), mais R$ 1 bilhão aos municípios paranaenses”, disse. “São obras de pavimentação, creches, casas, postos de saúde, praças, terminais, bibliotecas, barracões industriais, ginásios de esportes. Nunca se viu tanta obra e nunca se viu um governo tão municipalista. Isso tem que continuar. Não pode parar”, disse Litro.