Lideranças pedem a retirada de pauta do projeto que amplia a Região Metropolitana de Curitiba

12/09/2011 17h23 | por Nádia Fontana
Sessão plenária desta segunda-feira

Sessão plenária desta segunda-feiraCréditos: Nani Gois/Alep

Sessão plenária desta segunda-feira
O projeto de lei complementar nº 45/11, do deputado Reinhold Stephanes Junior (PMDB), que inclui os municípios de Campo do Tenente, Piên e Rio Negro na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi retirado nesta segunda-feira (12) da pauta de votações da Assembleia Legislativa. A retirada da matéria da Ordem do Dia foi solicitada pelas lideranças das bancadas.
Segundo Stephanes, ainda persistem dúvidas entre alguns parlamentares, principalmente em relação à questão do transporte. “Atualmente, um morador desses municípios paga cerca de R$ 40,00 de passagem para se deslocar até Curitiba. Com a integração à Região Metropolitana terá direito a uma tarifa semelhante àquela paga pelo curitibano (R$ 2,50)”, explicou. O autor do projeto acredita que os questionamentos devem ser esclarecidos e a matéria pode voltar para Plenário ainda nesta semana. A proposição, que teve anexados os projetos de nº 181/11 (do próprio Stephanes) e o de nº 234/11, dos deputados Antonio Anibelli Neto (PMDB) e Toninho Wandscheer (PT), já foi aprovada em primeira discussão.
De acordo com Stephanes, com a inclusão desses três municípios, as populações destas comunidades passam a receber recursos federais por consequência de leis vigentes, conquistando melhores condições de desenvolvimento. A iniciativa também facilitaria a integração de outros serviços básicos, como os da saúde. Depois de aprovado e sancionado o projeto, a RMC passaria a ter a seguinte composição: Curitiba, Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Quitandinha, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
Concursos - Em primeira discussão, os deputados aprovaram o projeto de lei nº 388/11, da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), dispondo sobre a remessa de telegramas aos candidatos aprovados em concursos públicos do estado. “Atualmente, os concursos já trazem no seu regulamento a forma de divulgação dos resultados do certame, que se dá, em regra, através de edital, internet ou em jornais de grande circulação. Entretanto, sabemos que nem todas as pessoas têm possibilidade de acessar a internet e, muitas vezes, não têm sequer dinheiro para comprar um jornal, o que pode ocasionar até mesmo a perda da vaga conquistada, por falta de notificação”, explica a deputada. A parlamentar lembra ainda que o processo de chamamento de aprovados em concurso muitas vezes é demorado, fazendo com que muitos candidatos acabem perdendo as convocações.
Um total de 6 projetos de lei foram aprovados pelo Plenário, nesta segunda-feira, além de 79 indicações parlamentares.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação