Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Líderes comunitários são homenageados na Assembleia Legislativa

Sessão solene especial em comemoração aos 26 anos da Femoclam.
Sessão solene especial em comemoração aos 26 anos da Femoclam. Créditos: Nani Gois/Alep
A Assembleia Legislativa realizou na noite de segunda-feira (23) uma sessão solene especial em comemoração aos 26 anos da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam). A solenidade, marcada por homenagens ao governador Beto Richa (PSDB) e a 1.100 líderes comunitários, atendeu a proposição do presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e lotou o Plenário da Casa.

“Essa importante federação congrega mais de 1.500 associações de moradores. É um número expressivo que demonstra proporcional responsabilidade de aumentar a força e representatividade dessas entidades junto aos poderes públicos”, afirmou o presidente da Assembleia, em seu pronunciamento. Rossoni reiterou que a homenagem é um reconhecimento à entidade que exerce importante papel social de organização comunitária, por representar não somente os anseios da população perante o poder público, mas por serem todos os seus membros agentes de mobilização e de transformação de suas realidades.

O presidente da Assembleia lembrou também os laços que unem a Assembleia e a Femoclam: “Reforço a nossa parceria, afinal, esta é a Casa do Povo, e nós, deputados, somos os legítimos representantes da população. Estaremos sempre de portas abertas para o debate, para ouvir as reivindicações e para procurar soluções para os problemas da população”. Rossoni acrescentou que se orgulhava muito em poder dizer que “na Assembleia hoje estamos governando sem escândalos e cuidando do dinheiro público. Esse novo momento é vivido graças aos senhores e às senhoras, e fico honrado em entregar a vocês essa menção honrosa, nesta solenidade”.

O presidente da federação, Nilson Pereira, voltou a manifestar, por sua vez, apoio ao novo modelo de gestão implantado na Casa de Leis, taxando-a como um grande exemplo de transparência para o país. Segundo Nilson Pereira, o movimento Ficha Limpa, adotado pelo Poder Legislativo estadual, já é uma realidade também nas associações comunitárias do estado: “Exigimos Ficha Limpa de nossas lideranças”, frisou. Ele enalteceu ainda a importância da integração e da mobilização da sociedade, afirmando que “o povo organizado reivindica, crítica, cobra, e porque não dizer, exige”.

Exemplo – De acordo com João Pereira, presidente de honra da Femoclam, “a Assembleia Legislativa do Paraná hoje é um exemplo para todo o país. O presidente Rossoni é referência para o Paraná, para o Brasil”. Na opinião dele, o Parlamento paranaense foi transformado, em pouco tempo, em modelo de moralidade e credibilidade. Pereira citou ainda muitas das medidas saneadoras implementadas pela Mesa Executiva da Assembleia, lembrando que a economia de R$ 90 milhões em 2011 já foi invlusive revertida em obras públicas. “É uma honra para cada um de nós estarmos neste momento sendo homenageado nesta nova Casa de Leis”, complementou.

A importância do momento foi igualmente enaltecida pela coordenadora da entidade na região de Piraquara, Maria Elza Graciano Simão, que indicou o deputado César Silvestri Filho (PPS) para uma homenagem especial. De acordo com ela, a sensibilidade do parlamentar com as causas comunitárias, bem como a disponibilidade em contribuir para a consolidação da cidadania, fez com que Silvestri Filho conquistasse a menção honrosa.

Ao encerrar a homenagem, quando agradeceu a presença de todos, o presidente Valdir Rossoni quebrou o protocolo e voltou a frisar a importância da participação dos cidadãos nas atividades do Parlamento: “Essa Casa de Leis não é dos deputados, é dos cidadãos”, reiterou. A solenidade, que lotou o Plenário da Assembleia, contou com as presenças de inúmeras lideranças e autoridades, entre elas os prefeitos de Paranaguá, José Baka Filho; e de Araucária, Albanor Gomes; o secretário municipal de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes, representando o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci; o vereador Jair Cezar (PSDB), da Câmara de Curitiba; e o diretor geral da Assembleia, Benoni Constante Manfrin. O evento terminou com a execução do Hino do Paraná pela Banda da Polícia Militar.

História – Há 26 anos, com o objetivo de unir forças, várias organizações da sociedade civil fundaram no dia 1º de março de 1986 a Liderança das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana, elegendo Luiz Francisco da Silva seu primeiro presidente. Porém, no mesmo ano, a Liderança passou a ser chamada de Movimento Curitibano das Lideranças de Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Moclam). A entidade foi crescendo, até que em 1989, a Moclam virou a Femoclam, já como Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana.

Durante seus 26 anos de existência a federação teve oito presidentes. Hoje, a Femoclam possui 1.500 entidades cadastradas, tendo como finalidade a orientação e organização de associações de moradores, clubes de mães, uniões e similares. Além disso, a entidade promove e contribui para a formação e o desenvolvimento da vida comunitária dos moradores, luta por uma política habitacional, uma política salarial, pela qualidade de vida e pela justiça social.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação