O Plenarinho da Assembleia recebeu na tarde desta quinta-feira (13) uma audiência pública para debater o Plano Estadual de Economia Solidária. O encontro, proposto pela Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania e pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, presididas pelos deputados Tadeu Veneri (PT) e Péricles de Mello (PT), respectivamente, contou com participação do representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária e do Fórum Nacional de Economia Solidária, Valmor Schiochet, e de representantes do Fórum Paranaense de Economia Solidária.
O Plano Estadual é resultado da III Conferência Estadual de Economia Solidária – COESOL, realizada em julho de 2014, e consolida uma agenda de proposições para a promoção do desenvolvimento sustentável e solidário, para a superação das desigualdades sociais, com apoio às formas de produção associativas e tendo a economia solidária como principal alternativa para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
“Nesta audiência pública nós demos alguns direcionamentos para um encontro estadual e também elaboramos algumas proposições que serão apresentados num encontro nacional sobre o tema. O que nós precisamos é encontrar formas de gerar renda e fazer com que as pessoas que estão à margem do processo produtivo sejam integradas a uma rede de distribuição dentro do mercado”, afirmou o deputado Tadeu Veneri.
Luta democrática – Para o representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Valmor Schiochet, o setor acompanha um processo mais amplo de luta democrática da sociedade brasileira. “A Economia Solidária está associada à ideia de direitos e de reivindicações para que o Estado reconheça a economia solidária e o direito desses trabalhadores que lutam pela auto-organização econômica e pela organização coletiva”, ressaltou .
*Confira mais informações no Facebook da Assembleia Legislativa do Paraná.