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Paraná Apresenta Os Pleitos Durante Encontro Com Nova Bancada Federal

Orçamento federal para 2007 A reunião de trabalho e recepção aos membros da nova Bancada Federal pelo Paraná, que será realizada hoje, dia 19, em Santa Felicidade, para coroar a Semana comemorativa dos 153 anos de emancipação do Estado, deverá ter a presença da maioria dos novos congressistas paranaenses. O evento, organizado por diversas entidades representativas, antecede a diplomação pela Justiça Eleitoral do senador e deputados federais eleitos pelo Paraná para o próximo período legislativo, marcada para o mesmo dia, às 16 horas. Segundo o programa elaborado pelas entidades organizadoras, às 11 horas haverá reunião de trabalho em restaurante do bairro Santa Felicidade, em Curitiba, para apresentação de documento técnico contendo reivindicações de caráter urgente, recolhidas durante sessões preparatórias levadas a efeito no período anterior. Entre essas prioridades estão pleitos que já foram incluídos na proposta de orçamento da União para 2007 mas que requerem sustentação durante a tramitação da peça orçamentária no Congresso e, após, acompanhamento das liberações pelos ministérios do Governo Federal. Para assegurar a sistematização das reivindicações do Paraná na esfera federativa, o programa prevê, durante a reunião de trabalho, o lançamento de uma proposta, a "Agenda Paraná", com uma série de seminários regionais abrangendo temas da atualidade paranaense nas áreas de agricultura e agronegócio; indústria, comércio e serviços; logística e infra-estrutura social - a ser desenvolvida em cidades-pólo nos próximos meses. Na segunda parte haverá almoço com a bancada federal, autoridades e lideranças, com participação de representantes de entidades empresariais federativas, associações de profissionais liberais e sindicais, dirigentes de órgãos federais no Paraná e líderes político-partidários entre outros. A coordenação do evento está a cargo de um Grupo de Ações Federativas integrado por várias entidades, que se propõe apoiar iniciativas de articulação permanente da sociedade com a bancada federal paranaense, visando evitar descontinuidades na sustentação dos projetos de relevância em infra-estrutura e outros, para uma participação eqüitativa do Paraná nos recursos da União. Projetos atuais Entre as obras de infra-estrutura previstas no orçamento federal de 2007 - e que estão sendo acompanhadas pelo Grupo de Ações Federativas do Paraná - estão previstas a construção de um ramal para modernização ferroviária entre Guarapuava e Ipiranga - facilitando o escoamento de grãos produzidos no Oeste paranaense e a ampliação do porto de Paranaguá (verbas para recuperação do canal de acesso e construção de trecho do cais ficarão a cargo do governo estadual). Outros projetos no setor de transporte no Paraná são a retomada da construção da Transbrasiliana (BR-153), com o trecho já em curso entre Ventania e Alto do Amparo (recursos já aplicados de R$ 23 milhões e previsão orçamentária de mais R$ 30 milhões, restando a alocar mais R$ 17 milhões para exercícios seguintes), sendo necessário superar pendência no trecho Ibaiti-Ventania para assegurar tráfego contínuo entre o Norte Pioneiro (Santo Antônio da Platina) e a Rodovia do Café; além de completar a próxima etapa (trecho alto do Amparo-Imbituva) para completar o trajeto da Transbrasiliana em território do Paraná. O Paraná reivindica ainda, o deslocamento do contorno ferroviário da área central de Curitiba para a área norte da capital, beneficiando o pólo calcáreo-cimenteiro de Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul, além de restauração e adequação em trechos de rodovias pelo território estadual. Mas a grande demanda dos paranaenses nesse campo é a modernização da BR-116 entre Curitiba e São Paulo - que acaba de confirmar o título de "Rodovia da Morte" com mais uma série de desastres fatais - com aceleração dos procedimentos de licitação via PPPs ou processo similar dessa rota que integra o Corredor do Mercosul. Apesar de sua escala em alguns casos, trata-se de iniciativas que, por estarem em andamento ou já com projeto, podem ser concluídas em curto prazo, cabendo destinação de recursos já do orçamento para 2007. Obras estruturais Numa abordagem mais geral o Paraná demanda empreendimentos de maior fôlego para assegurar uma infra-estrutura capaz de suportar o crescimento da economia brasileira: a modernização da ligação ferroviária entre a região do planalto curitibano e o litoral é fundamental para escoar o fluxo da produção agropecuária do Centro-Sul do país, hoje estrangulada pela precariedade da linha ferroviária Curitiba-Paranaguá construída ainda no Império, além da extensão da Ferroeste entre Cascavel e Guaira para coletar cargas agrícolas do Extremo Oeste e do Mato Grosso do Sul; mais a efetiva internacionalização do aeroporto Afonso Pena que serve a Região Metropolitana de Curitiba, com a extensão da pista principal para o recebimento de aeronaves de escala internacional. Ainda, o Paraná reivindica a consolidação de um moderno Rodoanel para servir a capital paranaense (conclusão de trechos do Contorno Norte e duplicação de vias, principalmente o Contorno Sul na área da Cidade Industrial de Curitiba); a duplicação de vias importantes que cortam nosso território (formando o Anel Rodoviário interno do Paraná, hoje sob regime de concessão); a projeção ferroviária rumo ao Paraguai via Foz do Iguaçu na previsão de um Corredor Biocânico Meridional no continente entre Paranaguá no Brasil e Antofogasta no Chile e o início dos preparativos (projeto, licenciamento ambiental, etc) para um porto de águas profundas concentrador de cargas do Mercosul ("hub port"), similar à função projetada pela União para o Porto de Suape em Pernambuco; entre outros. Grupo de Ações Federativas do Paraná Coordenação: Fórum de Entidades Paranaenses pela Democracia Divulgação em 18dez06
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