A Palestina e seus contrastes foram tema de uma audiência pública e ilustram uma exposição fotográfica realizadas nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa do Paraná. O debate comandado pelo deputado Chico Brasileiro (PSD) marcou o início das negociações entre o governo do Paraná e representantes da comunidade Palestina para oficializar um termo de cooperação, focado, principalmente, no turismo e no estímulo a investimentos.
Sonora
A data para realização do evento não foi escolhida por acaso. 30 de março é o Dia da Terra Palestina e relembra a morte de seis palestinos durante manifestações contra os confiscos de terras pelo Estado de Israel em 1976. A troca de experiências começou com uma viagem dos vereadores Paulo Porto, de Cascavel, e Nilton Bobato, de Foz do Iguaçu, à Palestina, em novembro do ano passado. Segundo Porto, a experiência deu força ao trabalho de divulgação da Palestina no Brasil.
Sonora
Para o diretor de relações Institucionais da Federação Árabe-Palestina do Brasil, Ualid Rabah, a iniciativa é fundamental para que todos conheçam a verdadeira Palestina e não apenas os relatos de conflito.
Sonora
Para selar a união de paranaenses e palestinos, uma oliveira foi plantada no jardim da Assembleia Legislativa do Paraná. A árvore tem muita simbologia para os palestinos por fornecer alimento, sombra e substrato para a terra.
Também participaram das solenidades o deputado Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, e representantes da Paraná Turismo, da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Paraná e do Comitê Árabe-Brasileiro de Solidariedade de Curitiba.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.