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Paranaguá Pede Socorro

Os deputados estaduais do Paraná receberam nesta terça-feira (23) durante Sessão Plenária na Assembléia Legislativa, documento denominado “Carta Aberta em Defesa de Paranaguá”. O material foi elaborado pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), e traz dados preocupantes na opinião do deputado Marcos Isfer (PPS). A cidade que tem sua economia baseada na atividade portuária, contracena com uma redução nas exportações que chega a 10% desde 2004. Outra informação importante apresentada é que em 2005, os 30 maiores municípios do Paraná apresentaram crescimento médio de 4,56% no nível de emprego, enquanto Paranaguá teve variação negativa de 2,33%, ou seja, deixaram de existir 656 postos de trabalho ocasionados pela redução de investimentos na economia que chegam à R$ 3.853.800,00 .As informações são de que a falta de aplicação por parte da Autoridade Portuária dos recursos próprios, existentes em caixa, para a dragagem do canal de acesso, bacia de evolução e berços de atracação, além da perda da dotação que constava no orçamento da União para a construção do Cais Oeste, soma-se a total inércia na busca de investimentos federais. A total ausência de investimentos próprios ou federais no Porto de Paranaguá trouxe um grande impacto negativo no seu desenvolvimento.A evolução da exportação de soja em grãos, num comparativo entre 2004 e 2005, apresentou um crescimento de 1,4%, enquanto que os concorrentes diretos apresentaram crescimento substancial.Exemplos disso são os Portos de Santos (SP) que teve um incremento de 32,55% e São Francisco do Sul (SC) com um crescimento de 116,94%.A quase totalidade dos portos brasileiros, através da Agenda Portos, recebeu recursos entre R$ 5 milhões (Aratu) e R$ 89 milhões (Santos). Os maiores concorrentes paranaenses, os portos de Itajaí e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, receberam da Agenda Portos, respectivamente, investimentos da ordem de R$ 47,3 milhões e R$ 33,2 milhões.A total ausência de investimentos próprios ou federais no Porto de Paranaguá terá grande impacto negativo no seu desenvolvimento.“As autoridades precisam ter sensibilidade ao se deparar com estes números. A crise por que passa não só Paranaguá, mas toda a região que direta ou indiretamente sobrevive com a movimentação no Porto precisa ser solucionada imediatamente para que se retome o crescimento”, declarou Isfer. A carta propõe ainda a criação de um fórum permanente, para acompanhamento da observância das normas governamentais da Delegação pela Autoridade Portuária, Intensificação de ações para a melhoria no relacionamento com a Autoridade Portuária, visando à busca de soluções legais e técnicas que atendam as aspirações da Comunidade Portuária, e a interferência junto às representações do Paraná no Senado, na Câmara Federal, e na Assembléia Legislativa, para que dispensem maior atenção e cuidados para com o Porto de Paranaguá, não só na busca dos investimentos necessários mas, especialmente, no acompanhamento da gestão portuária. Assessoria de ImprensaLuiz Henrique (41) 3014-6348/9622-3091
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