Péricles defende fortalecimento do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz em 2016 O ConPaz visa disseminar a cultura da paz, num movimento que defende a prevenção e a resolução não-violenta de conflitos.

10/01/2016 08h27 | por Nádia Fontana

Créditos: Dálie Felberg/Alep



Ampliar a voz do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (ConPaz), aglutinando no conjunto de suas ações iniciativas que tenham o objetivo de construir uma sociedade mais humana. Essa é uma das metas para 2016 do deputado Péricles de Mello (PT), idealizador e secretário do ConPaz, que promove na Assembleia Legislativa do Paraná discussões e ações com o objetivo de disseminar a cultura de paz, movimento internacional que defende a prevenção e a resolução não-violenta de conflitos.

Esse movimento, iniciado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) ainda em 1999, empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança mundial.   Fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo. O deputado Péricles, que é engenheiro civil e professor universitário especialista em planejamento urbano, explica que foram esses os fundamentos que o levaram a propor o ConPaz, que atua no Paraná desde agosto de 2012: “É um movimento suprapartidário, livre, aberto a toda comunidade”.  

O conselho reúne entidades da sociedade civil, movimentos sociais, segmentos religiosos e conselhos comunitários de segurança e de diversas outras áreas. Participam da composição do órgão colegiado representantes dos partidos políticos com assento no Poder Legislativo, membros dos Conselhos Estaduais, representantes de organizações, movimentos sociais e do Poder Executivo.  “Mas podemos avançar mais, aperfeiçoar a atuação, com a criação de um Conselho Estadual da Cultura da Paz, que terá a participação efetiva de todos os segmentos da sociedade civil do estado do Paraná, e que possa atuar com total autonomia”, afirma. 

Péricles de Mello considera que o ConPaz é hoje um parceiro fundamental dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), atuando na prevenção da violência, no fortalecimento de mediadores comunitários, na defesa dos direitos humanos e na solução dos conflitos com diálogo e entendimento, além da valorização da diversidade cultural e da preservação ambiental. “Mas queremos ampliar essa atuação, buscando, por exemplo, uma maior integração com os grupos de profissionais que trabalham com a Justiça Restaurativa, método alternativo de solução de conflitos que pode ser utilizado em qualquer etapa do processo criminal”, observou.

Balanço Ao fazer um balanço sobre o ConPaz, o deputado acaba revelando que são muitas as atividades desenvolvidas nesses cerca de três anos de atuação. Neste período foram promovidas discussões e audiências públicas para a assimilação da Cultura de Paz nos mais diversos segmentos sociais. Também foi realizado, em todos os anos, a Semana da Cultura de Paz. Durante essa semana acontecem inúmeros eventos com o objetivo de tornar conhecidas experiências bem-sucedidas e fomentar a troca de informações para propagar uma cultura não violenta.

As audiências públicas contaram com as participações de importantes nomes da área, como Goura Nataraj, da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba; Janis Regina Jurema, da ONG Pachamama; Paulo Vieira, da Federação Umbandista do Estado do Paraná; Matheus Marcelus, da Associação de Hip Hop e Movimentos Periféricos; Áureo Simões, da Associação Brasileira de Árbitros e Mediadores; Camile Vieira, da Defensoria Pública; Cerys Tramontini, do Instituto Paz e Mente; Ellen Luz, do Compaz de Londrina; e Hamilton Faria, do Instituto Pólis de São Paulo, entre outros. Neste ano de 2015 foi promovido um culto ecumênico para colocar em pauta a questão do diálogo inter-religioso e o respeito a todas as crenças. Esse evento aconteceu no Terreiro de Umbanda das Marias, em Curitiba, com o apoio da Federação Umbandista do Paraná (FUEP), onde todos os participantes vivenciaram a experiência de uma acolhida encantadora junto com membros de diversas entidades religiosas.

Unesco – O ConPaz foi construído com base no movimento criado pela UNESCO ao declarar o período de 2001 a 2010 a Década Internacional por uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo. “Com o ConPaz podemos seguir as linhas definidas pela UNESCO para promover a Cultura de Paz no Paraná, relacionadas à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos, baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento. Uma cultura que respeite os direitos individuais e que procure resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação, para tonar a violência inviável”, declarou Péricles de Mello, ao apresentar em Plenário, no dia 31 de agosto de 2011, o projeto propondo a criação do Conselho.

Na opinião do deputado, que é adepto do budismo, é fundamental nesse processo de transformação da realidade para construir uma sociedade mais humana, que cada pessoa avalie suas atitudes, valores e comportamentos, almejando e participando da construção de um mundo mais justo e melhor de se viver. E isso só acontece a partir de uma visão da interdependência global e da responsabilidade universal que envolve cada um. Assim, a atuação do ConPaz está fundamentada nos seguintes princípios:
respeito à vida e à diversidade, em todas as suas formas;
estimulo ao diálogo, ao entendimento e ao respeito às diferenças;
promoção da cultura de paz; preservação da natureza planetária;
incentivo e estimulo à solidariedade entre os povos; na busca do equilíbrio entre as relações de gênero e etnias; no fortalecimento da democracia; no respeito aos direitos humanos; e na promoção da não violência, da tolerância e da solidariedade. 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação