O trabalho de moralização implantado na Assembleia e a experiência em gestão pública, aperfeiçoada nos últimos quatro anos, credenciaram novamente o pontragrossense para assumir o posto de 1º secretário da Casa, resultado de ações como a revisão de contratos, o corte de supersalários e a redução significativa de funcionários comissionados.
Plauto entende que a Poder Legislativo consolidou um caminho sem volta, reflexo de uma administração responsável e que assegurou a devolução de mais de R$ 600 milhões do orçamento da Assembleia ao Governo do Estado para aplicação em áreas importantes, como saúde, educação, assistência social e infraestrutura. “Assumimos mais um importante compromisso com os paranaenses, de darmos continuidade na administração firme da Casa, com transparência e austeridade, que é isso que a população espera”, disse.
Além dos compromissos administrativos, a função parlamentar será ainda mais intensificada. Para ele, as conjunturas nacional e estadual vão exigir novos desafios. “Teremos um cenário de muitas dúvidas, com aumento dos juros, aumento do combustível, da energia, resultado de uma política econômica nacional mal sucedida e que terá reflexos duros para os paranaenses. Mas vamos trabalhar em parceria com o Governo do Estado para que as obras e os investimentos continuem e não sejam prejudicados pelas trapalhadas nacionais”, analisou.