
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Promu), sob a liderança da deputada estadual Cloara Pinheiro, encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados significativos no combate à violência de gênero e na expansão da rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Entre os dias 2 de janeiro e 10 de julho, a equipe da Procuradoria realizou 1.313 atendimentos presenciais e remotos em sua sede, localizada em Curitiba. Todos os atendimentos foram feitos de forma acolhedora, respeitosa e segura, garantindo a privacidade e a proteção das mulheres que procuraram apoio. Após cada caso, os encaminhamentos foram feitos aos órgãos competentes, como Delegacias da Mulher, Defensorias Públicas e centros de apoio psicológico e jurídico.
Além do suporte direto às vítimas, a Promu se destacou pela ampliação de sua presença nos municípios paranaenses. Ao longo do primeiro semestre de 2025, foram instaladas 44 novas Procuradorias da Mulher em Câmaras Municipais, elevando o total para 206 unidades espalhadas pelo Paraná.
“O número expressivo de novas procuradorias é reflexo do trabalho que vem sendo realizado, mas também do engajamento das vereadoras, que buscam levar esse importante instrumento para seus municípios — com o apoio dos vereadores e da estrutura legislativa local. A atuação da Promu também só é possível graças ao suporte firme do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi, que não mede esforços para que a Procuradoria esteja presente, um dia, em todos os 399 municípios do nosso Estado,” afirmou a deputada Cloara Pinheiro.
Atuação Legislativa e em Rede
Criada em julho de 2019, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná é um órgão permanente que atua na defesa dos direitos das mulheres, representando o Poder Legislativo na Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero. Sua missão inclui o acompanhamento de políticas públicas, a mediação com os demais poderes e a articulação de ações que promovam a igualdade de direitos, o empoderamento feminino e o fortalecimento das instituições de apoio às mulheres.
A instalação mais recente aconteceu no município de São Manoel do Paraná, reafirmando o compromisso da Assembleia em ampliar o alcance e a eficácia das políticas públicas voltadas à proteção das paranaenses.