Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto Cria Programa de Estágio Para Alunos de Escolas Especiais

09/03/2011 16h51 | por Nádia Fontana

Créditos: Nádia Fontana

 

A criação de um Programa Estadual de Estágio Educacional para alunos das escolas especiais do Paraná está sendo proposta pelo deputado Reinhold Stephanes Junior (PMDB) na Assembleia Legislativa. O projeto de lei foi apresentado em Plenário, durante sessão do Legislativo realizada na última semana, e foi encaminhado para análise das comissões técnicas da Casa.

 

Segundo Stephanes, poderão participar do programa estudantes regularmente matriculados em escolas especiais, públicas e privadas, com mais de 14 anos. “Muitos estudos são feitos e muito é dito sobre os excluídos, refletindo sobre a situação real da inclusão social das crianças especiais. Percebo que não há um estímulo para que as mesmas possam desfrutar de uma vida cotidiana social como as demais”, comentou.

 

De acordo com a proposta, o período de estágio será de quatro horas diurnas diárias, totalizando 20 horas semanais, com vigência de um semestre, admitindo-se a sua prorrogação, uma vez e por igual período. O projeto estabelece que as vagas para estágios serão distribuídas entre as áreas de deficiências na seguinte proporção: 40% para deficientes mentais; 20% para deficientes físicos; 20% para alunos com problemas auditivos; e 20% para portadores de deficiências visuais. O projeto determina ainda que o Poder Executivo oferecerá duas vagas por turno, por semestre e por secretaria e órgão estadual. “Esse projeto de lei tem o objetivo de estreitar essa lacuna, apoiando e estimulando, fazendo com que essas crianças descubram e explorem seu potencial de trabalho e sua participação na sociedade civil”, argumenta Stephanes.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação