O projeto de lei nº 861/11, da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), instituindo o mês “Agosto Azul” para o desenvolvimento de ações que visem a promoção da saúde do homem, passou nesta quarta-feira (29) pelo Plenário da Assembleia legislativa, em redação final. “Temos que nos preocupar também com a saúde dos homens de nosso estado”, afirma a deputada, que já é autora do projeto nº 641/11, convertido na Lei Estadual de nº 16.935/11, estabelecendo o “Outubro Rosa”, período do ano dedicado à promoção de campanhas para a saúde das mulheres.
Mara Lima explica que a finalidade da proposição é desenvolver uma nova e ampla campanha de prevenção anual, com o intuito de informar os homens sobre a importância do tratamento e de cuidados com a saúde, semelhante às campanhas já dedicadas às mulheres. “Essa campanha deve ainda alertar sobre os sintomas relacionados às doenças mais comuns na fase madura e o diagnóstico e o tratamento endocrinológico precoce”, alerta.
Câncer– Entre os problemas que mais preocupam, a deputada cita o câncer de próstata, as cardiopatias e as doenças pulmonares. De acordo com o projeto de lei, no mês “Agosto Azul” o poder público, em parceria com a iniciativa privada e com entidades civis, deve realizar campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas visando a promoção da saúde do homem, priorizando áreas como a cardiologia, a urologia (câncer de próstata), a saúde mental, a gastroenterologia e a pneumologia. A deputada também justifica a proposição citando dados do Sistema Único de Saúde que revelam que em 2008 aproximadamente 75% das enfermidades registradas pela população masculina com idade entre 25 e 59 anos envolveu essas cinco especialidades. Para se tornar lei a proposição precisa ainda ser sancionada pelo Governo do Estado.