NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Projeto Institui Diagnóstico Precoce da Síndrome de Down
16h49
por Pena
Fonte: DIVULGAÇÃO/ALEP 09/08/2005
2 min de leitura
886 visualizações
(distribuído em 09/08/08)Jornalista: PenaPROJETO INSTITUI DIAGNÓSTICO PRECOCE DA SÍNDROME DE DOWN A Assembléia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira (09/08), em primeira votação, projeto de lei de autoria da deputada Arlete Caramês (PPS) que institui nos hospitais e maternidades da rede pública, a título gratuito, o exame “Ultra Screen”, para constatação antecipada ao parto, da Síndrome de Down. Mais conhecido como “Teste do Dedinho”, o exame é realizado com apenas uma gota de sangue tirada do dedo da paciente grávida, entre onze semanas e um dia e treze semanas e seis dias de gestação, combinado a um exame de ultra-som. Segundo a deputada, o exame que se pretende generalizar tem sido estudado extensivamente e já provou detectar cerca de 91% das gestações com Síndrome de Down e a Trissomia do cromossomo 18. “Devem ser submetidas a esse exame as parturientes com mais de 35 anos e aquelas que já tiveram bebês com Síndrome de Down, pois têm maior chance de desenvolver o problema de novo. No entanto, a maioria dos casos ocorre em mulheres com menos de 35 anos, portanto, o teste de triagem é recomendado para todas as gestantes”, justificou. A grande vantagem do exame, de acordo com a parlamentar, é que o diagnóstico acontece mais cedo do que com os outros testes conhecidos. Arlete Caramês lembra que projetos semelhantes já foram apresentados e tramitam em outros estados brasileiros. “Assim, é de suma importância que o Paraná também passe a realizar o exame, que representa um avanço no diagnóstico de defeitos cromossômicos”, acrescenta.
Notícias Relacionadas
10:50
Deputado Artagão Júnior (PSD) denuncia possível fraude em posto de combustíveis de Curitiba e cobra fiscalização
Leia mais
10:23
Deputado Moacyr Fadel (PSD) defende prorrogação de benefício do ICMS para fortalecer a suinocultura paranaense
Parlamentar destaca que a medida garante competitividade aos produtores, segurança jurídica e preservação da renda no campo.
Leia mais
10:02
Lei que institui o Dia Estadual de Valorização da Família no Paraná celebra 10 anos neste dia 21 de outubro
Instituída por projeto do deputado Gilson de Souza (PL), a data integra o Calendário de Eventos do Estado e destaca o papel da convivência familiar na formação das pessoas.
Leia mais
09:18
Projeto de lei prevê a ampliação da campanha sobre endometriose no Paraná
Proposta das deputadas Cristina Silvestri (PP) e Flávia Francischini (PL) inclui a adenomiose na campanha e busca combater a banalização da dor menstrual, ampliar o acesso à informação e favorecer o diagnóstico.
Leia mais