Projeto que obriga notificação de casos de violência contra crianças e adolescentes é aprovado em Plenário
Proposta também alcança clínicas e postos de saúde, segundo modelo semelhante já adotado no estado de Santa Catarina.
Os deputados aprovaram na sessão plenária desta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 180/15, de autoria da deputada Claudia Pereira (PSC), que obriga hospitais, clínicas e postos de saúde a comunicarem à Vara de Infrações Penais Contra Crianças, Adolescentes e Idosos e Infância e Juventude ocorrências com indícios de maus-tratos que envolvam crianças e adolescentes, em todo o Paraná.
Segundo a deputada, a intenção, ao propor a formação dessa rede de proteção integrando instituições públicas e privadas, é criar mais uma alternativa de apoio para as crianças e adolescentes vítimas de violência. Claudia Pereira destacou que a proposta, aprovada em segundo turno, tem o objetivo garantir que atos de crueldade não fiquem impunes, acobertados pelo desconhecimento, principalmente considerando que boa parte dos casos de violência ocorre dentro do lar.
Na avaliação da parlamentar, o olhar atento e crítico das equipes de saúde é fundamental para identificar os menores que enfrentam situações difíceis. Ela frisou que, frequentemente, a criança ou adolescente traz consigo múltiplas evidências, que podem estar relacionadas também à privação emocional, nutricional, situações de negligência e abuso. A proposta segue um modelo já adotado pelo estado de Santa Catarina. A essa iniciativa foi anexada a proposição de nº 308/15, de autoria do deputado Hussein Bakri (PSC), que trata de tema semelhante.
Homenagem – Também foram debatidas e votadas nesta sessão outras matérias, entre elas a proposição de nº 662/15, do Poder Executivo, que institui o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (leia matéria específica a respeito, neste site). Em segundo turno passou a proposta de nº 206/15, do deputado Ademir Bier (PMDB), dispondo sobre a denominação do Centro Estadual de Educação Profissional Prefeito Adolpho Mariano da Costa, hoje denominado Centro Estadual de Educação Profissional de Medianeira; e a de nº 221/15, do deputado Tercílio Turini (PPS), declarando de utilidade pública a Fazenda Esperança, com sede e foro no município de Ibiporã. Em redação final, última etapa do processo legislativo em Plenário, foi aprovado o projeto de lei nº 534/15, do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), inserindo no calendário oficial de eventos do Paraná o Dia Estadual do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), a ser comemorado anualmente na data de 28 de outubro.
Notícias Relacionadas
Empresário João Alves Anselmo recebe título de Cidadão Benemérito do Paraná na Assembleia Legislativa
Sessão Solene, proposta pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), ocorreu no Plenário do Legislativo
Leia maisAssembleia Legislativa entrega título de cidadã honorária à jornalista Dirce Alves
Homenagem foi proposta pelos deputados Luiz Fernando Guerra (Novo) e Alexandre Curi (Republicanos)
Leia mais
Deputado Goura (PDT) destaca 30 anos de atuação do Cosmo Marumbi
Parlamentar participou do lançamento de livro e documentário sobre a trajetória do grupo de socorro
Leia maisAssembleia Legislativa presta homenagem aos 100 anos da Arquidiocese de Curitiba e à Semana de Corpus Christi
Solenidade destacou a trajetória histórica da Arquidiocese, criada em 1926, e a importância religiosa e cultural da celebração de Corpus Christi em Curitiba
Leia mais