Reforma de gabinetes contempla divisão igualitária do espaço no Legislativo

26/03/2012 17h51 | por Rodrigo Rossi

Deputados durante a entrega dos seis gabinetes já reformados no 8º andar do prédio Tancredo Neves.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

A atual administração da Assembleia Legislativa entregou formalmente nesta segunda-feira (26) os seis novos gabinetes parlamentares no 8º andar do edifício Tancredo Neves. As salas foram redistribuídas e os espaços agora têm o mesmo tamanho, em torno de 70 metros quadrados. Os pisos, forros, sistema de exaustão, ar condicionado e o mobiliário foram totalmente trocados. O lado externo das salas, com nome do deputado e identificação do número de gabinete também em braile, passa agora a ser padronizado, sem fotos ou diferentes layouts de cores e letras.

A chamada “reforma agrária” nos gabinetes, iniciada no final do ano passado, foi elogiada pelos deputados que integram o último andar do prédio, principalmente porque as novas instalações permitem melhores condições de trabalho. “Houve padronização e isso é muito importante, porque atende a uma reivindicação antiga dos deputados que estão aqui há mais tempo e também dos novos deputados. Era injusto, porque alguns gabinetes eram enormes e em outros sequer havia espaço para atender as pessoas. Eu falo de maneira especial, pois tenho um trabalho muito grande com os movimentos sociais e não tínhamos como receber a população. Então temos que parabenizar a direção da Casa”, afirmou a deputada Luciana Rafagnin (PT).

Desde o ano passado, várias intervenções já foram feitas para recuperar o patrimônio e permitir que os parlamentares pudessem desempenhar as suas funções. A troca integral de janelas e esquadrias do prédio dos gabinetes foi uma destas ações. As chuvas comprometiam a estrutura das salas, estragando o piso, molhando documentos e equipamentos. O deputado Pedro Lupion (DEM) destacou o esforço da Mesa Executiva para atender o apelo de parlamentares e funcionários que trabalham nos gabinetes. “Agradeço a boa vontade e a iniciativa do nosso presidente em redistribuir os espaços. Chegamos ao entendimento e isso vai melhorar as condições de trabalho. E que os outros colegas deputados dos demais andares vejam e tenham o 8º andar como exemplo”.

Além de Luciana Rafagnin e Pedro Lupion, os deputados Péricles de Mello (PT), Tadeu Veneri (PT), Bernardo Carli (PSDB) e Fábio Camargo (PTB) têm gabinetes no 8º andar.

Metas – O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), reafirmou que a readequação dos gabinetes era uma das metas da atual gestão e extremamente necessária, uma vez que os parlamentares devem ter condições razoáveis para o desempenho do mandato, que também passa por uma sala adequada no Poder Legislativo. “Esperamos agora que os deputados dos outros andares se entendam para iniciarmos o quanto antes as reformas seguintes. Aqui todos os deputados são iguais, portanto merecem ter o mesmo espaço. Parabéns a todos os deputados e que a gente possa fazer desta Assembleia a extensão da nossa casa. Temos metas e vamos cumpri-las, respeitando o direito de cada um dos senhores deputados”.

Térreo – Os investimentos, segundo o 1º secretário da Casa, deputado Plauto Miró (DEM), fazem parte do registro de preço já feito no ano passado de R$ 3,5 milhões e que vem garantindo a reforma integral dos prédios do Legislativo, inclusive dos gabinetes. Tais investimentos, segundo Plauto, não poderiam ser feitos sem as economias que a Assembleia vem fazendo desde o ano passado, e que já importaram na devolução de R$ 90 milhões aos cofres do Poder Executivo.

O térreo do edifício Tancredo Neves deverá ser o próximo andar a passar por reestruturação. Plauto destaca que os deputados já chegaram ao entendimento e as obras devem iniciar em breve. “Quando o objetivo é fazer acontecer, a gente alcança. No térreo, por exemplo, os deputados já chegaram ao entendimento e já deve passar por reformas. E agora o exemplo do 8º andar vai facilitar muito a compreensão dos deputados para que os espaços sejam igualitários”.

O deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), durante a sessão plenária desta segunda-feira, parabenizou a iniciativa da Mesa Executiva com a reforma dos gabinetes e informou que por estar no andar térreo, portanto o próximo a passar pela revisão, já está em processo de mudança para o espaço temporário, localizado no 3º andar do prédio do Plenário. “Não posso deixar de fazer o registro. Vossa Excelência, presidente, deu o exemplo hoje de mais uma iniciativa importante na Assembleia. E já fui informado que os demais gabinetes serão reformados com maior celeridade. Avança a Assembleia em mais um passo importantíssimo. E mudanças como essas fazem a diferença”, avaliou.