Reni Pereira: amadurecimento traduzido na progressão das votações

24/12/2012 14h51 | por Sandra C. Pacheco
Deputados estadual Reni Pereira

Deputados estadual Reni PereiraCréditos: Foto: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputados estadual Reni Pereira
Depois de exercer três mandatos como deputado estadual, Reni Pereira (PSB) assume no dia 1º de janeiro a Prefeitura de Foz de Iguaçu, município no qual se radicou em 1993, para atuar na Procuradoria Regional Federal como servidor concursado do Ministério da Justiça. Formado em Direito pela Unifoz, com pós-graduação nas Faculdades Integradas Curitiba, é auditor da Receita do Estado concursado em 1994.

Reni deixa o Parlamento estadual após haver integrado a Comissão Executiva da Assembleia no período 2011/2012, responsável pela moralização e pela reestruturação administrativa do Poder. Nas providências adotadas com essa finalidade, coube-lhe, na condição de 2º secretário, fazer o levantamento do Patrimônio da Casa praticamente a partir do zero, pois além de escassa, boa parte da documentação existente ainda se encontrava em estado precário.

Levantamento do Patrimônio
– A tarefa demandou tempo e paciência, mas não assustou o parlamentar que chegou a participar de treze comissões técnicas permanentes ao longo do mesmo ano. Ele também presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor, uma das mais atuantes do Legislativo. Se a missão que o espera na condução de um dos municípios mais importantes do Paraná – com problemas complexos decorrentes em parte da localização em zona de fronteira – é árdua, ele acredita que a experiência adquirida nos dez anos em que atuou como deputado é um importante trunfo.

“A experiência parlamentar, pautada no respeito às diferenças e aos demais pares, ajuda porque está baseada no convencimento através do diálogo e do debate”, diz. “Além disso, proporciona o amadurecimento no processo politico com expressivos dividendos que me possibilitaram chegar a um importante cargo na Mesa Executiva, contando com o apoio dos colegas. E tem o crescimento político externo, atestado pela progressão das votações. No primeiro mandato fiz 14.521. No segundo foram 49.760, e no terceiro, 54.789”.

Ele destaca situações e momentos que considera marcantes nessa década de atuação parlamentar: a coordenação da Comissão Externa da Reforma Tributária, que lhe permitiu correr todo o estado discutindo o substitutivo geral em debates, palestras e audiências públicas; a Lei do Polo Tecnológico I, prevendo a redução de 80% do imposto nos produtos de informática e eletroeletrônicos, que inicialmente beneficiou Foz do Iguaçu e depois estendeu seu alcance a Pato Branco, na região Sudoeste.

A relatoria da Lei Antifumo, proibindo o cigarro em locais públicos, é igualmente destacada por Reni. “É certo que tivemos a oposição ferrenha da indústria tabagista, mas estou seguro de que as restrições estabelecidas vão contribuir muito com o futuro do Paraná, afastando os jovens do fumo e de seus malefícios, que todo mundo conhece muito bem”, aposta.

Quando olha para frente, Reni Pereira mira os desafios do novo cargo que está prestes a assumir e reconhece que são grandes e vão exigir muita determinação, coragem e sensibilidade. “Vou buscar soluções inovadoras para administrar esse que é de um dos mais importantes municípios do Paraná, com as características especiais de se localizar em área estratégica e com grande potencial de crescimento”, arremata.