Rossoni lamenta morte do ex-governador e ex-presidente da Assembleia João Mansur

24/02/2012 12h51 | por Sandra C. Pacheco
João Mansur presidiu a Assembleia Legislativa nos anos de 67, 73/74 e 81/82.

João Mansur presidiu a Assembleia Legislativa nos anos de 67, 73/74 e 81/82.Créditos: Reprodução Nani Gois/Alep

João Mansur presidiu a Assembleia Legislativa nos anos de 67, 73/74 e 81/82.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), lamentou a morte do ex-governador e ex-presidente da Assembleia Legislativa, João Mansur, ocorrida na última quinta-feira (23), em Curitiba. O deputado destacou o caráter muito pessoal de Mansur, homem do interior, que administrou as indústrias madeireiras da família, ligado à agricultura e profundo conhecedor das questões paranaenses: “Seu espírito conciliador fez com que chegasse a presidir o Legislativo estadual com o apoio do MDB, que se opunha ao seu partido na época, a Arena”.

Filho de libaneses, Mansur nasceu no município de Irati, na região dos Campos Gerais, em 1923. Lá iniciou sua carreira política como vereador em 1951, pelo antigo PSD. Em seguida elegeu-se prefeito e em 1958 conquistou o primeiro de cinco mandatos sucessivos como deputado estadual.

De perfil conciliador, acabou chegando à Presidência da Assembleia Legislativa, o que permitiu que assumisse o Governo do Estado durante um período transitório e conturbado pela renúncia do então governador indicado pelo governo militar, Haroldo Leon Peres. Pedro Viriato Parigot de Souza, professor e presidente da Copel, pessoa de grande prestígio e respeitabilidade, mas que enfrentava sérios problemas de saúde, foi então indicado para o Palácio Iguaçu. Durante sua breve gestão, Mansur chegou a assumir interinamente a administração estadual. Com a morte do titular, assumiu oficialmente entre 4 de julho e 11 de agosto de 1973, até a indicação de outro representante de Irati, Emílio Gomes.

Em 1974 disputou o Senado, mas acabou vencido pelo advogado de Londrina Leite Chaves, beneficiado por uma verdadeira onda emedebista que varreu o país naquelas eleições. Ficou quatro anos afastado da política, retornando em 1978, novamente como deputado estadual, cargo com o qual encerrou a carreira.
Tinha 88 anos e seu sepultamento está marcado para às 17 horas desta sexta-feira (24), no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.