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Scarpellini Cobra do Dnit Prioridade Para Construção da Ponte Capivari

Deputado lembra um ano da queda da ponteSCARPELLINI COBRA DO DNIT PRIORIDADE PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE CAPIVARIO deputado José Domingos Scarpellini (PSB), cobrou esta semana, em Curitiba, que o Governo Federal, coloque dentro de suas prioridades, no plano emergencial de recuperação de estradas, a reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari-Cachoeira, na BR 116, Rodovia Regis Bittencourt, que desabou há um ano, por falta de manutenção, e que havia sido alvo de denúncia do parlamentar encaminhada ao próprio ministro Alfredo Nascimento. Scarpellini, que esteve no local nesta segunda-feira (16), constatou que tanto a ponte como a estrada, continuam com os mesmos problemas: falta de limpeza das canaletas, entupimento de bueiros, sujeira na beira da estrada. “É uma questão de administração do DNIT, a ponte que seria construída em quatro meses, adiou o prazo para seis e agora, um ano depois, ainda levará seis meses para ser concluída”. Para ele, que havia alertado o ministro no dia 13 de janeiro sobre o perigo eminente de desabamento ( a ponte caiu no dia 26 de janeiro de 2005 ), a situação não mudou absolutamente nada. “ O ministério sequer nos deu uma resposta a não ser um fax no dia do desabamento, de que havia encaminhado ao DNIT ordem de serviço, quando nós havíamos feito uma denúncia de que o órgão não funcionava”.Ele rebateu o diretor geral Mauro Barbosa, do DNIT, sobre a “responsabilidade social com a malha rodoviária” e questionou a competência de avaliação da engenharia do DNIT sobre “trafegabilidade”, lembrando que na época, o diretor do órgão no Paraná, Rosalvo Gizzi e seus engenheiros, garantiram que a ponte e a estrada estavam em boas condições e tinham supervisão regular. “ A ponte desabou, matando um caminhoneiro e até hoje, não foi reconstruída e não houve normalização do tráfego”, concluiu Scarpellini.. A situação um ano depoisPara o deputado José Domingos Scarpellini, que cumpriu parte do trajeto Quatro Barras a São Paulo, neste final de semana, a limpeza das laterais da BR 116 continua a desejar, pois a roçagem do capim, quando realizada, não é removida do local e continua a entupir a tubulação e as canaletas fazendo a água correr de volta para a pista, ocasionando acidentes seguidos. Além disso, acrescentou o deputado, a falta de sinalização adequada no local onde a ponte caiu, para os motoristas que precisam mudar de pista e passar pela outra ponte, aumenta os riscos constantemente. “Não há sinalização e os motoristas só se apercebem quando já estão muito próximos da mureta de proteção, obrigando a freadas bruscas e ocasionando acidentes”, conclui Scarpellini. Informações: Osni Calixto 3350-4072
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