10/07/2012 14h58 | por Rodrigo Rossi
Frente Parlamentar de Defesa da Lei de Segurança Alimentar e NutricionalCréditos: Nani Gois/Alep
Uma reunião realizada pela Frente Parlamentar de Defesa da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional, na manhã desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa, contou com a participação de membros do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária, além de nutricionistas e de representantes do ensino público. Em pauta uma agenda de trabalho de mobilização com os municípios e o compromisso de atuação integrada para a implantação e manutenção de políticas públicas de produção e acesso à alimentação de qualidade no estado.
“Foi uma reunião muito produtiva e importante para estabelecermos mecanismos de atuação voltados para a produção de alimentos de qualidade, sem agrotóxicos e capazes de integrar a vida das pessoas de maneira mais saudável. Já priorizamos a discussão para as 18 regiões do Paraná, em oficinas, e vamos promover ações nos municípios buscando a execução de orçamentos nestas localidades capazes de contemplar satisfatoriamente o incentivo à agricultura e o consumo adequado daquilo que é produzido nas diferentes regiões. Quando falamos de segurança alimentar e nutricional estamos falando de um conjunto de ações integradas. E é o que vamos fazer”, afirmou a deputada Luciana Rafagnin (PT), presidente da Frente.
Para a vice-presidente do Consea, Maria Teresa Gomes de Oliveira Ribas, o apoio intersetorial, envolvendo o Legislativo, as entidades representativas, o Governo do Estado e os municípios, será fundamental para o cumprimento dos projetos e programas voltados para a temática nutricional. Segundo ela, a discussão também vai auxiliar na elaboração do Plano Estadual da Segurança Alimentar. “O apoio da Frente é muito bem-vindo, porque reforça a defesa do marco legal sobre a questão alimentar. Com isso, teremos mais força de mobilização, buscando ainda o compromisso dos gestores municipais para ações permanentes no sentido de consolidar o sistema de produção, abastecimento e consumo, de forma adequada”, disse a conselheira.
Os deputados Elton Welter (PT) e Nelson Luersen (PDT) também participaram da reunião, além dos assessores dos parlamentares Péricles de Melo (PT), Professor Lemos (PT) e Pastor Edson Praczyk (PRB), que auxiliarão no processo de mobilização conjunta com o Consea e demais órgãos do Executivo, para realização de novos fóruns de discussão nos próximos meses.