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Senador do Psdb Integra Frente Pela Redução do Preço do Pedágio

Pergunta – Senador, esse leilão que reduziu as tarifas do pedágio praticadas no país, provou que os paranaenses pagam muito caro pelo pedágio nas rodovias federais. Para o senhor, o momento é propício para reduzir esses abusos no Paraná? Alvaro Dias - Primeiro os cumprimentos a ministra (Dilma Rousseff, da Casa Civil) que conduziu esse processo com competência e demonstra ser possível reduzir as tarifas do pedágio em todo país. Especialmente no Paraná, esse assunto vem sendo debatido há tanto tempo e há opiniões divergentes a respeito do tema. Mas certamente hoje todos devem estar convencidos de que há exorbitância na cobrança das tarifas do pedágio no Paraná, que é possível reduzir até pela metade o valor dessas tarifas. Uma vez que uma empresa que vem de fora pratica tarifas condizentes com a realidade econômica e social do nosso país não há como negar a possibilidade de redução das tarifas praticadas no estado. Eu quero cumprimentar os idealizadores dessa frente. É uma frente suprapartidária que tem minha adesão por inteiro. Sempre defendi a tese que dever-se-ia constituir uma comissão tripartite, integrada por membros do governo estadual representantes das concessionárias, representantes dos usuários para discutir a tarifa honesta, a tarifa viável. Imagino que essa é uma sugestão que possa ser defendida também por essa frente. O importante é a adesão de todos nós que estamos conscientes de que há uma exploração no sentido de que realmente possam as autoridades e as concessionárias rever as tarifas praticadas hoje. Senador nessa segunda-feira, dia 22, a Frente Ampla pelos Avanços Sociais realizou uma mobilização para chamar a sociedade para se posicionar em relação pela redução das tarifas do pedágio. O senhor considera essa mobilização uma alternativa para pressionar as concessionárias em relação a isso? Álvaro Dias - Eu acho que principalmente as entidades representativas da sociedade deveriam se mobilizar a favor de uma ação concreta que pudesse apresentar um resultado objetivo com o beneficio da população. É um momento das entidades atuarem. Imagino que em muitas ocasiões, elas (as entidades) tornam decisivas para que as reivindicações da sociedade sejam atendidas. Portanto, o apelo que eu faço é para o engajamento de todos através de lideranças representativas da sociedade. O encontro vai ser realizado em Curitiba e também está marcado para Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Paranaguá... Alvaro Dias - É importante dar dimensão a esse evento, colocando cada região estratégica do estado para mobilizar, sobretudo, as entidades representativas porque (a mobilização) é essencial. Da minha parte, na segunda-feira (dia 22) quando o movimento tiver sendo lançado na Assembléia Legislativa do Paraná pretendo fazer discurso da tribuna do Senado Federal abordando essa questão e destacando essa iniciativa do estado do Paraná. Há decisão já determinada pela justiça federal que a discussão das ações que pedem a redução dos valores das tarifas do sejam julgadas na justiça estadual. O senhor também considera isso importante... Alvaro Dias - Acho que seria mais adequado que a justiça mais próxima do fato (julgue as ações) porque proporciona um julgamento mais correto. Imagino que o interesse é do povo do Paraná, ou seja, as questões que estão sendo julgadas são referentes à vida do paranaense. Então essa transferência do foro seria, a meu ver, mais adequada e consolidariam um julgamento mais próximo da realidade. São juízes paranaenses que sabem da realidade do pedágio no Paraná... Alvaro Dias - Os juízes paranaenses conhecem, inclusive, o modelo adotado em quais circunstâncias que esse modelo foi adotado, o que houve de correto e de incorreto na adoção desse modelo. Então imagino que eles (os juízes) estão próximos da realidade com uma visão mais adequada dos fatos que ocorreram.
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