Strapasson Pede Informações Sobre Sistema de Transporte Integrado Em Colombo

28/03/2008 16h19 | por Assessoria de Imprensa - Vilmar Junior
O deputado estadual Edson Strapasson (PMDB) apresentou nesta semana requerimento solicitando informações referentes ao sistema integrado de transporte coletivo da região metropolitana, em especial no município de Colombo. O pedido foi encaminhado à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Além de dados gerais sobre as operações, como número de viagens, quilometragem e número de passageiros, o parlamentar quer saber qual a diferença entre custo operacional do atual sistema, que utiliza somente o terminal Maracanã, e o custo para também operar com o novo terminal construído no bairro Guaraituba, que está pronto e não é utilizado.A Urbs, empresa que gerencia o sistema de transporte coletivo, alega que a operação deste terminal acarretaria em um custo mensal de R$ 300 mil. Entretanto, com o funcionamento do terminal Guaraituba, o problema de superlotação em horários de pico, que registra o terminal Maracanã, poderia ser resolvido, uma vez que 40% da demanda seria remanejada para o novo terminal do Guaraituba.“Eu não entendo aonde que está o acréscimo de custo levantado pela Urbs. Eu estou pedindo informações, justamente, para que nós possamos entender e buscar estabelecer, através da Assembléia, uma harmonização entre o governo do estado e a Urbs, porque o cidadão não pode ser penalizado”, disse o deputado.Strapasson cobra uma solução para o impasse criado pela Urbs, que não aceita operar o novo terminal. “A situação da população é desesperadora. De um lado o terminal Maracanã, que já opera provisoriamente com metade de sua estrutura, pois está sendo totalmente remodelado. Do outro lado o novo terminal do Guaraituba pronto, que não está operando, mas que pode receber 40% da demanda e proporcionar melhores condições aos usuários do Maracanã”, destacou.Para Strapasson, o cidadão não pode pagar por divergências entre esferas da administração pública. “A minha responsabilidade como deputado é dar voz ao clamor do cidadão. Infelizmente, divergências políticas estão prejudicando a população e isso não pode acontecer. Temos que colocar em primeiro lugar o cidadão e fazer com que esses terminais operem para o conforto e o bem estar do usuário”, finalizou.O terminal Guaraituba é uma obra do Programa de Integração do Transporte (PIT), em que o governo do estado investiu mais R$ 3,2 milhões. Foi o deputado Strapasson, que quando secretário Metropolitano, viabilizou a construção do novo terminal, além da construção e ampliação do Terminal Maracanã e da duplicação da Estrada da Ribeira.