Tercílio Turini defende mobilização da sociedade para melhorar o setor da saúde

28/05/2013 15h39 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração da assessoria parlamentar.
Deputada Marla Tureck (PSD) durante sessão plenária.

Deputada Marla Tureck (PSD) durante sessão plenária.Créditos: Sandro Nascimento (Alep/ crédito obrigatório)

Deputada Marla Tureck (PSD) durante sessão plenária.
A mobilização da sociedade é fundamental para conseguir mais recursos do governo federal e melhorar o atendimento de saúde à população, enfatizou o deputado estadual Tercílio Turini, ao participar do Encontro Estadual de Vereadores – 3º Fórum Paraná do Futuro, promovido pela Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (Acampar), em conjunto com o Governo do Estado. Representando a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o parlamentar defendeu que a União destine 10% do orçamento para a saúde.
Turini lembrou que os deputados estaduais foram às ruas para coletar assinaturas de apoio ao projeto de lei de iniciativa popular que deve ser apresentado ao Congresso Nacional, estabelecendo que o governo federal invista 10% das receitas correntes líquidas na saúde. “A Assembleia teve importante papel na mobilização e o Paraná cumpriu sua meta de atingir 100 mil adesões ao Movimento “Saúde + 10”. Agora é importante acompanhar essa campanha e cobrar dos representantes em Brasília a aprovação do projeto, quando entrar em discussão”, disse o deputado.
Ele acrescentou que os vereadores devem manter a comunidade atenta ao tema. “A participação dos vereadores é fundamental porque estão em contato diário com a população e são frequentemente cobrados pelos problemas nos municípios. Eles podem contribuir bastante na mobilização por mais recursos para a saúde”, declarou.
Tercílio Turini comentou que todas as pesquisas apontam a saúde como o principal problema enfrentado nos municípios, sejam ricos ou pobres. “Mais de 75% da população depende do SUS. A maioria dos brasileiros utiliza o sistema de saúde pública. Nos postos de saúde, o cenário é de longas filas de espera. Consulta com especialistas demora meses. Para cirurgia o paciente fica aguardando até anos para ser chamado”, relatou, com a experiência de professor e médico que atuou por mais de 35 anos no HU da Universidade Estadual de Londrina.
Sobre a emenda 29, tema específico de sua participação no Fórum, informou que prevê para os estados 12% do orçamento em investimentos na saúde e 15% para os municípios. “A maioria dos governos estaduais e prefeituras aplica mais que esses percentuais. O problema é o governo federal, que deveria investir mais”, cobrou. Atualmente, a União tem obrigação de aplicar em saúde o mesmo montante de recursos do ano anterior, mais a variação do PIB. “Só que o PIB do Brasil está empacado, não cresce, virou Pibinho”, afirmou.
Turini citou dados que mostram como o governo federal deixou de priorizar a saúde. “Em 2000, o investimento foi de 8% das receitas correntes líquidas. Em 2011 baixou para 6,7%. Em 2012 o percentual caiu para 6%”, citou. Segundo o deputado, se a União investir 10%, a saúde passa a ter R$ 40 bilhões a mais por ano para repassar ao SUS. Por isso, conclamou vereadores e demais lideranças políticas e da sociedade organizada a cobrar dos deputados federais e senadores a aprovação do projeto de lei de iniciativa popular do Movimento “Saúde + 10”. Para ser apresentado ao Congresso, precisa de 1,5 milhão de assinaturas, número próximo de ser atingido.
Tercílio Turini participou do 3º Fórum Paraná do Futuro no dia 24 de maio, em Curitiba, a convite da Acampar.

.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação