Londrina inicia nesta sexta-feira (22) uma campanha de adesão ao Movimento “Saúde + 10”, realizado em todo o país para aumentar os investimentos do governo federal na área da saúde. Num trabalho conjunto do deputado estadual Tercílio Turini (PPS) e da Comissão de Seguridade Social da Câmara Municipal de Londrina, serão coletadas assinaturas dos eleitores londrinenses em apoio ao projeto de lei de iniciativa popular que estabelece destinação de 10% do orçamento da União à saúde. A partir das 8h30, equipes estarão apresentando o documento nacional e solicitando a assinatura das pessoas que procuram o Fórum Eleitoral de Londrina para fazer o recadastramento biométrico. Para aderir ao movimento, o eleitor precisa informar o número do seu título.
A possibilidade de destinação de 10% das receitas correntes brutas da arrecadação da União para investimentos em saúde também mobilizou uma audiência pública na Assembleia Legislativa, na última terça-feira (19). A audiência foi proposta pela Comissão de Saúde do Legislativo e por diversos deputados, com a participação da sociedade organizada, representantes do Governo do Estado, membros do poder público e entidades de classe. Com a aprovação da proposta, a previsão é a de que mais R$ 30 bilhões por ano possam ser aportados para o setor. Mas para que possa tramitar, a proposta necessita de 1,5 milhão de assinaturas.
Hospital de Clínicas – O Hospital de Clínicas de Curitiba também se engajou definitivamente no Movimento “Saúde + 10”. A instituição passará a coletar assinaturas para compor o projeto de lei de iniciativa popular que garanta a aplicação de 10% das receitas brutas da União no SUS. O deputado Gilberto Martin (PMDB) debateu a questão junto ao conselho gestor do hospital nesta semana, ao lado da diretora-geral, Heda Amarante. Os representantes de todos os setores do hospital comprometeram-se não apenas a auxiliar na coleta de assinaturas, mas também de ampliar o debate, levando a discussão para dentro do hospital e também para as salas de aula.
"O Hospital de Clínicas de Curitiba é uma instituição renomada e de referência, inclusive nas discussões acadêmicas. Pelo alcance, afinal são mais de quatro mil funcionários, e pela credibilidade, é um apoio imprescindível para o movimento", disse o deputado.