Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Traiano apresenta 18 emendas para alterar Regimento Interno da Assembleia

Líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB).
Líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB). Créditos: Sandro Nascimento/Alep
O deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, apresentou 18 emendas que alteram mais de 50 dispositivos do Regimento Interno da Casa. “A intenção é dar maior segurança jurídica ao Regimento”, justificou. Uma das principais sugestões refere-se à forma como são discutidos e votados os recursos contra as decisões da Comissão de Constituição e Justiça. O atual regimento abre a possibilidade de se recorrer das decisões sem qualquer critério ou fato novo. “É um sistema que desvaloriza a CCJ, traz morosidade ao processo e acaba fazendo com que as discussões sobre a constitucionalidade e legalidade adentrem no mérito, prejudicando a análise técnica das proposições”, explicou.

A emenda do líder do Governo, assim como acontece no âmbito do Judiciário, estabelece critérios mais claros para que o autor possa recorrer da decisão da CCJ. Determina, por exemplo, que serão irrecorríveis as decisões tomadas pela maioria absoluta dos membros da CCJ. Além disso, estabelece a necessidade de pelo menos um terço dos deputados da Assembleia assinarem o recurso. “Espero que essas colocações recebam o respaldo dos demais deputados, pois a intenção é darmos mais garantias ao processo”.

Outras sugestões do líder governista corrigem diversas lacunas jurídicas, dispositivos antagônicos e imperfeições de técnica legislativa. “A principal lacuna resolvida é a da falta de previsão e proteção para os projetos de iniciativa popular, um importante canal da participação direta do povo nas atividades do Legislativo. A Lei da Ficha Limpa, aprovada recentemente no Congresso, foi possível graças a esse tipo de dispositivo”.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação