Traiano Condena Bloqueio de Recursos Para Curitiba Pelo Governador

14/02/2008 17h07 | por Sonia Maschke / Jaime Santorsula Martins / 41 3350-4193 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA LIDERANÇA DA OPOSIÇÃO
O líder do PSDB na Assembléia, deputado Ademar Traiano, criticou a persistência do governador Roberto Requião, em não cumprir decisões judiciais. O parlamentar se referiu ao bloqueio no repasse dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano à Prefeitura de Curitiba.“As asas de anjo foram somente na abertura dos trabalhos na Assembléia. Agora já se percebe um governador totalmente diferente, enraivecido. Infelizmente o governador não acata as decisões judiciais e solta sua voz agredindo aqueles que proferem tais decisões”, declarou.“Lamento o comportamento do governador. Quando ele bloqueia esses recursos, não afeta o prefeito Beto Richa (PSDB) e sim o cidadão de Curitiba. Uma gente que por tantas vezes fez de Requião deputado estadual, prefeito, senador e governador”.Traiano lembrou que quando os deputados da base de Oposição foram convidados para participar de uma reunião em Brasília para tentar acabar com a multa imposta pelo banco Itaú ao governo estadual, os parlamentares se juntaram ao movimento, independentemente de posicionamento político.“Somamo-nos a esse movimento porque os interesses do Paraná estão acima de qualquer interesse de ordem pessoal. Nós fomos eleitos para defender o Estado como um todo. Infelizmente, a contrapartida não existe. O governador não age desta maneira. Entendo que o homem público deve estar desprovido de rancor e abrir as portas do governo sem distinção entre os prefeitos”, disse.“Essa posição radical e intransigente do governador de não reconhecer os interesses do cidadão é preocupante. Se Requião não deixar de lado a questão política e render-se aos interesses da gente de Curitiba, o prejuízo econômico e social será enorme”, alertou. A dívida O governador Roberto Requião continua boicotando recursos à Prefeitura de Curitiba, mesmo após a decisão, na última terça-feira, do Tribunal de Justiça do Paraná, que determinou a retirada do município do Cadastro de Inadimplentes do Estado (Cadin). O governo considerou a cidade inadimplente por causa de uma suposta dívida de R$ 253,8 milhões que teria sido herdada quando foi implantada a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em 1991. Segundo a Prefeitura de Curitiba, a multa prescreveu e não pode ser mais cobrada.Com isso o Governo deixou de repassar ao município R$ 63 milhões para a construção do Hospital Gerontológico, a reforma do Centro Cultural do Portão e pavimentação de 21 ruas, além da execução do Anel Viário.