Na última sexta-feira (05) as 12 instituições de ensino superior que participarão das atividades, divulgaram, simultaneamente, os nomes dos 54 titulares e dos quase 20 suplentes que farão a simulação.
Os deputados Ademar Luiz Traiano (PSDB), presidente da Alep, e Luiz Cláudio Romanelli (PSB), primeiro-secretário da Casa, gravaram uma mensagem de boas-vindas aos deputados universitários.
Sonora
O primeiro secretário, deputado Luiz Cláudio Romanelli, além de parabenizar os escolhidos, titulares e suplentes, aconselhou que os deputados universitários aproveitem os próximos dias para estudarem o Regimento Interno.
Sonora
O deputado também aproveitou a oportunidade para dar uma dica aos deputados universitários.
Sonora
Articulação – Enquanto o período de simulação do Parlamento Universitário não começa, a partir da divulgação da lista dos escolhidos, os 54 eleitos, além dos suplentes, já articulam nos bastidores visando à eleição da Mesa Executiva, da eleição do governador universitário, e por posições nas comissões permanentes, principalmente a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Sonora
O diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, ficará responsável pela primeira avaliação das proposições que deverão ser apresentadas pelos deputados universitários até o próximo dia 15 de julho para depois distribuir às comissões temáticas.
Sonora
Juarez também reforçou o conselho do deputado Luiz Cláudio Romanelli e sugeriu muito estudo nos próximos dias.
Sonora
Bancadas – Para definir o número de vagas que cada instituição de ensino superior teria direito, dois critérios foram fundamentais: o número de inscritos de cada universidade e a participação dos alunos nos treinamentos. Com isso, Universidade Positivo e Unicuritiba conquistaram as duas maiores bancadas, com nove deputados cada. A Uninter vem logo em seguida, com sete vagas. A quarta maior bancada ficou com a Universidade Estadual de Londrina, uma das debutantes, com cinco deputados; Pontifícia Universidade Católica, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Unibrasil, terão quatro deputados cada. A Estácio será representada por três acadêmicos, enquanto Faculdades Santa Cruz e Universidade Estadual de Ponta Grossa, elegeram dois cada uma. Por fim a Opet ficou com a última vaga.
A lista dos aprovados, bem como o Regimento Interno e o manual de Técnicas Legislativa podem ser encontrados no site da Escola do Legislativo, no link www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo.