Para tratar da revisão do eleitorado por meio da biometria, representantes do Tribunal Regional Eleitoral participaram nesta segunda-feira (13) de reuniões nas Prefeituras Municipais de Bandeirantes, Andirá, Jacarezinho, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina, na região do Norte Pioneiro. Para esta terça-feira (14) a agenda prevê reuniões em Carlópolis, às 10 horas, em Siqueira Campos, às 14 horas, em Wenceslau Braz, às 16 horas, e em Tomazina, às 17h30.
Na quinta-feira será a vez de Ibaiti, às 8h30, Curiúva, às 10 h, Arapoti, às 11h30, e Sengés, às 15. As últimas reuniões da semana acontecerão em Castro, às 9h, em Telêmaco Borba, às 13h, em Tibagi, às 15h, e em São Jerônimo Da Serra, às 17h. Em reunião realizada no mês passado, o presidente do TRE, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), o auxílio dos parlamentares na campanha de divulgação do processo de recadastramento. Hoje em torno de 54,75% do eleitorado paranaense já está sob revisão biométrica, e a intenção é ampliar esse índice para 82 ou 83% este ano.
Os calendários devem ser informados à população pelos fóruns eleitorais nos municípios. O processo se inicia no dia 3 de abril, nos municípios de Antonina e Guaratuba, com um mutirão para o qual os eleitores serão convocados. Quem não comparecer à revisão biométrica até o fim do ano terá seu título eleitoral cancelado e não poderá votar nas eleições gerais de 2018. Além de outras consequências, como a impossibilidade de tirar passaporte ou outros atos da vida civil que pressupõem a apresentação do título eleitoral.