RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Rossoni e Plauto Firmam Convênios Para Concessão de Empréstimos Consignados Aos Servidores da Al
O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, e o Primeiro Secretário da Mesa Executiva, deputado Plauto Miró assinaram, na manhã desta quarta-feira, convênios com representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica para que os dois bancos passem a gerir os empréstimos consignados aos servidores da Casa.//De acordo com Plauto Miró os novos convênios substituem os empréstimos que eram concedidos pela Caixa Beneficente dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, a Cabenfale, que teve o contrato encerrado com a Assembleia.//SONORA PLAUTOO superintendente regional do Banco do Brasil no Paraná, José Antonio Kapreski, explica que a parceria com a instituição garante mais benefícios aos servidores.//SONORA KAPRESKIDe acordo com o superintendente regional da Caixa, Jorge Kalache Filho, as parcerias criam novas alternativas de escolha aos servidores da Assembleia.//SONORA KALACHEA partir da próxima terça-feira mesas de atendimento do Banco do Brasil e Caixa Econômica passam a receber os servidores do Legislativo no saguão do prédio administrativo.//Repórter: Trajano Budola
Ver mais detalhesDeputados Entregam Cheque de R$ 8,7 Mil a Fernanda Richa Para Compra de Cobertores
Os deputados estaduais entregaram, na manhã desta quarta-feira, um cheque de Oito Mil e Setecentos Reais à secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, para ajudar na compra de cobertores que serão doados a pessoas carentes.//O valor corresponde a uma soma de Trezentos Reais do salário de 29 parlamentares.// A entrega foi feita no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, em Curitiba com a presença do presidente Valdir Rossoni e do Primeiro Secretário da Casa, deputado Plauto Miró.//A iniciativa partiu do deputado Caíto Quintana, do PMDB, que apresentou requerimento na época das enchentes que deixaram famílias desabrigadas no litoral do Estado, em março.//SONORA CAÍTOA secretária Fernanda Richa agradeceu em nome do Governo do Estado pelo ato dos parlamentares.//SONORA FERNANDAO dinheiro será usado pelo Provopar para a compra de 870 cobertores.// O órgão estadual vai garantir a entrega deles.//Repórter: Trajano Budola
Ver mais detalhesRossoni é Homenageado Pela Polícia Militar do Paraná
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossini foi homenageado nesta terça-feira pela Polícia Militar com a medalha Coronel Sarmento, patrono da corporação no estado.//A honraria é concedida aos destaques da vida pública paranaense.// Rossoni fala da honra em receber uma homenagem tão importante.//SONORA ROSSONIO presidente da Assembleia fala da ligação da Casa com a Polícia Militar, estreitada com a criação do Gabinete Militar este ano.//SONORA ROSSONIAlém de Rossoni foram homenageados o governador do Estado, Beto Richa, e os deputados Mauro Moraes e Hélio Rusch, os dois do PSDB.// Repóter: Trajano Budola
Ver mais detalhesSecretário de Segurança Debate Com Deputados Plano de Governo Para Redução da Violência
O secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, participou na manhã desta terça-feira de uma reunião com os deputados paranaenses que fazem parte da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa.//O encontro era uma expectativa dos parlamentares, que ouviram do representante do Governo do Estado um diagnóstico sobre a área no Paraná e os planos de ação para o combate ao crime.//Almeida César listou dificuldades em relação ao efetivo reduzido das polícias Civil Militar e as condições precárias do IML no estado.// Ele demonstrou o interesse do Governo em contratar novos policiais e detalhou alguns programas que devem ser implantados.//O secretário, que já havia estado na Assembleia para ouvir as demandas regionais dos deputados para a Segurança Pública, explica de que forma funciona a parceria entre os Poderes.//SONORA ALMEIDA CESARO deputado mauro Moraes, do PSDB, presidente da Comissão de Segurança, agradeceu a presença do secretário.//SONORA MORAESParticiparam da reunião ainda o comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Scheremeta e o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Michelotto, além de diretores do Instituto de Criminalística, do IML e do DETRAN.//Repóter: Trajano Budola
Ver mais detalhesInteriorização Em Ponta Grossa é Marcada Por Anúncio de Investimentos e Economia No Legislativo
Na noite de quarta-feira, durante a abertura dos trabalhos da sessão itinerante da Assembleia Legislativa em Ponta grossa, o primeiro secretário da Casa, deputado Plauto Miró, anunciou que os mais de 10 Milhões de Reais economizados durante os três primeiros meses da nova Legislatura serão devolvidos ao Poder Executivo.//O valor será empregado, por solicitação de Plauto e do presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, na compra de 120 ambulâncias para os municípios paranaenses.//O ato de repasse será na próxima segunda-feira, às onze da manhã e vai reunir todos os deputados paranaenses em uma cerimônia com o governador Beto Richa.//Rossoni destacou os trabalhos da atual Mesa Executiva da Assembleia para sanear as contas da Casa com medidas como a revisão de todos os contratos e pregões eletrônicos para a compra de material.//SONORA ROSSONIPara o deputado Plauto Miró a economia dos mais de Dez Milhões de Reais só foi possível como apoio de todos os parlamentares.//SONORA PLAUTOO governador Beto Richa destacou os trabalhos para sanear as contas da Assembleia e elogiou a iniciativa de levar os trabalhos do Legislativo para mais perto da população em todo Paraná.//SONORA BETOA terceira edição dos trabalhos de interiorização da Assembleia Legislativa aconteceu na última quarta-feira em Ponta Grossa, na Câmara Municipal de Vereadores.//A Sessão Plenária reuniu um número expressivo de deputados, além de lideranças da região dos Campos gerais e centenas de representantes da sociedade civil.//Repórter: Trajano Budola
Ver mais detalhesRicha Atende Pedidos de Plauto e Autoriza Liberação de R$ 13 Milhões Para Ponta Grossa
O governador Beto Richa assinou na noite de quarta-feira a liberação de mais de 13 Milhões de Reais em convênios para obras em Ponta Grossa.//A medida foi uma reivindicação do primeiro secretário da Assembleia, deputado Plauto Miró, e o ato se deu simbolicamente durante a terceira sessão itinerante do Legislativo, desta vez na cidade dos Campos Gerais.//O evento que reuniu um número expressivo de parlamentares paranaenses, líderes regionais e centenas de representantes da sociedade civil foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores.//Ao todo foram 16 convênios para a recuperação de ruas e avenidas, construção e revitalização de praças e compra de equipamentos para manutenção.//Plauto agradeceu ao governador e explicou que esta é a intenção principal dos trabalhos itinerantes da Assembleia Legislativa.//Ele aproveitou para falar que a Assembleia vai devolver ao Governo do Estado tudo o que foi economizado nos três primeiros meses de trabalhos da nova diretoria da Casa.//SONORA PLAUTOO governador explicou como serão aplicados os mais de 13 Milhões de Reais em recursos do Governo em Ponta Grossa.//SONORA BETOA terceira sessão de interiorização dos trabalhos da Assembleia foi comandada pelo presidente da casa, deputado Valdir Rossoni.//As duas primeiras edições aconteceram em Londrina e Cascavel.// No mês que vem Francisco Beltrão será sede do Legislativo Paranaense durante o período de uma Sessão Plenária.//Repórter: Trajano Budola
Ver mais detalhesPrefeito e Presidente da Câmara Classificam Sessão Itinerante Como Momento Histórico
O prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, e presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Silva, elogiaram a iniciativa da Assembleia Legislativa em levar às várias regiões do Estado as Sessões Plenárias para ouvir as reivindicações dos municípios.//Eles se mostraram empolgados com a oportunidade de levar aos parlamentares as demandas regionais e ouvir as ações do Legislativo na modernização de seus trabalhos.//Wosgrau, do PSDB, classificou a interiorização como uma ação “exemplar”.//SONORA WOSGRAUO vereador Maurício Silva, do PSB, listou algumas das demandas de Ponta Grossa.//SONORA MAURÍCIOA Sessão Plenária da Assembleia Legislativa em Ponta Grossa foi a terceira de uma série programada para acontecer todos os meses em diversas regiões do Paraná.//Durante o ato, que contou com a presença de vários deputados, lideranças regionais e representantes da sociedade, o governador Beto Richa assinou a liberação de recursos no valor de quase 14 Milhões de Reais para obras no município.//Repórter: Trajano Budola
Ver mais detalhesAssembleia Entrega R$ 10 Milhões Para Executivo Aplicar Na área da Saúde
O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, acompanhado do Primeiro e Segundo Secretários da Casa, deputados Plauto Miró e Reni Pereira, entregou ao governador Beto Richa, na manhã desta terça-feira, um cheque no valor de Dez Milhões de Reais economizados pelo Legislativo Paranaense nos últimos três meses e que será usado pelo Executivo para ajudar em despesas com a saúde pública no estado.//A cerimônia aconteceu no Palácio das Araucárias, sede do Governo do Estado, em Curitiba e reuniu mais 23 parlamentares, além dos secretários da Saúde e da Ciência e Tecnologia.//O presidente Rossoni explica os motivos do repasse e a economia que possibilitou a devolução do dinheiro que será aplicado em hospitais da rede pública estadual.//SONORA ROSSONIO governador Beto Richa agradeceu a entrega dos recursos e elogiou a iniciativa dos deputados paranaenses.//SONORA BETOO primeiro Secretário da Assembleia, Plauto Miró, classifica como “histórica” a iniciativa de devolver ao Executivo os recursos economizados.//SONORA PLAUTOO segundo secretário da Assembleia, Reni Pereira, explica que a devolução significa benefícios à população paranaense.//SONORA RENIO secretário Estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, explica em que será empregado o dinheiro devolvido pela Assembléia.//SONORA CAPUTONo total serão oito hospitais paranaenses da rede pública contemplados com os recursos devolvidos pela Assembleia Legislativa ao Poder Executivo.//Repórter: Trajano Budola
Ver mais detalhesReajuste dos Servidores Públicos é Aprovado Pelos Deputados Em Comissão Geral
Os deputados paranaenses aprovaram em regime de urgência e com o Plenário transformado em Comissão Geral a mensagem enviada pelo Governo do Estado á Assembleia Legislativa para reajuste do salário dos servidores públicos estaduais.//Com a medida, que foi unanimidade entre os parlamentares presentes à sessão desta terça-feira, os funcionários do Estado vão passar a contar com 6,5% de aumento sobre o valor de seus salários.//O líder do Governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano, do PSDB, explica que a ação é retroativa ao mês de maio.//SONORA TRAIANOPara o líder da Oposição, deputado Ênio Verri, do PT, o entendimento que possibilitou agilidade na votação do reajuste beneficia diretamente os funcionários da rede pública.//SONORA VERRIA aprovação do reajuste de salários do funcionalismo passa a valer assim que o governador Beto Richa assinar a Lei.//Repórter: Trajano Budola
Ver mais detalhesDeputado Péricles Avalia que Assembleia Teve Salto de Qualidade
O pronunciamento do deputado Péricles de Melo, do PT, durante a sessão itinerante da Assembleia Legislativa em Ponta Grossa, na última quarta-feira, demonstrou o apoio dos parlamentares paranaenses às medidas tomadas pela nova Mesa Executiva para moralizar a Casa.//Para o deputado, que faz parte da Bancada de Oposição e não apoiou a eleição de Valdir Rossoni para a presidência da nova Mesa Executiva, este é um momento de união pelas mudanças no Legislativo.//SONORA PÉRICLESO deputado Péricles de Melo é de Ponta Grossa e este é seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa.//A Sessão de interiorização nos Campos Gerais foi a terceira desde que a nova Mesa Executiva assumiu a direção, no início de fevereiro.//As duas primeiras deste ano aconteceram em Londrina e Cascavel.// A próxima acontece mês que vem em Francisco Beltrão.//Repórter: Trajano Budola
Ver mais detalhesEspecialista Auxilia Na Identificação de Objetos de Arte que Integram o Patrimônio da Assembleia
Os trabalhos de identificação e catalogação minuciosa de todos os móveis, imóveis e veículos da Assembleia Legislativa continuam com agilidade.//O levantamento, inédito na Casa, é comandado pelo deputado Reni Pereira, segundo secretário da Mesa Executiva e coordenador da Comissão de Patrimônio, que está listando tudo para entregar, até o fim deste ano, um relatório completo sobre os bens da Casa de Leis.//Reni explica que os trabalhos se iniciaram pela frota de veículos da Assembleia, com pesquisas dos documentos no DETRAN.// Na seqüência vieram os imóveis, nos cartórios de registro das matrículas e escrituras.//A segunda fase, que acontece agora, é o levantamento de todos os móveis e objetos, inclusive peças de decoração e peças de arte, entre elas tapetes persa já sem valor comercial por causa do desgaste e má conservação.//De acordo com Reni Pereira, com conclusão deste trabalho a Comissão passa pra uma nova etapa em relação ao patrimônio.//SONORA RENIUm ato publicado pela Comissão Executiva no início de março estabeleceu um prazo máximo de 270 dias para a entrega do relatório sobre o levantamento de todos os bens da Assembleia.//Repórter: Trajano Budola
Ver mais detalhesRossoni Apresenta Individualmente Seus Funcionários e Ex-funcionários
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, apresentou à imprensa nesta segunda-feira onze funcionários e ex-funcionários que estão sendo investigados pelo Ministério Público Estadual, a partir de uma denúncia anônima, como “fantasmas” de seu gabinete entre 2003 e 2010.//Um a um, os colaboradores e ex-funcionários foram identificados e tiveram suas situações funcionais explicadas.// Rossoni listou o período em que eles trabalharam ou ainda trabalham, quando foram contratados e exonerados, quais eram as funções que desempenhavam e onde estavam, ou ainda estão lotados.//De acordo com Rossoni esta é uma forma de esclarecer qualquer dúvida a respeito do assunto.//SONORA ROSSONIO presidente Rossoni apresentou onze dos 13 colaboradores citados pela matéria de um jornal e que estão tendo as situações funcionais investigadas pelo Ministério Público.//Uma delas não compareceu, mas justificou a ausência com o envio de um atestado médico.// O outro ex-funcionário, Nativo Burgel, faleceu em 2010.//Repórter: Trajano Budola
Ver mais detalhesRossoni Recebe Quatro Mensagens do Tj
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, recebeu das mãos do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto, quatro mensagens do Judiciário que serão apreciadas pelos deputados paranaenses.//O encontro aconteceu nesta segunda-feira, no gabinete da Presidência da Assembleia, em Curitiba.//O presidente do TJ explica o conteúdo das mensagens que podem se transformar em Projetos de Lei.//SONORA KFOURY NETORossoni agradeceu a presença de Kfouri Neto à Assembleia e se comprometeu a dar o devido encaminhamento às mensagens do Judiciário na Casa de Leis.//Repórter: Trajano Budola
Ver mais detalhesAssembleia Discute Política de Assistência Social Em Audiência Pública
Uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa debateu, na manhã desta segunda-feira no Plenário da Casa em Curitiba, a regulamentação do Sistema Único de Assistência Social.//A iniciativa foi uma proposição do deputado petista Professor Lemos e reuniu parlamentares, entidades de assistência social e membros do poderes público Municipal, Estadual e Federal que tiveram a chance de aprofundar o debate a respeito de uma lei complementar que tramita no Senado para regulamentar o sistema.//Professor Lemos explica que uma Frente Parlamentar composta por onze deputados estaduais já foi organizada na Assembleia para discutir o tema.//SONORA LEMOSParticiparam da Audiência Pública ainda os deputados Ênio Verri, Tadeu Veneri e Luciana Rafagnin, do PT, Marla Tureck, do PSC e o deputado federal petista Doutor Rosinha.// A secretária nacional de Assistência Social, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Denise Rattmann de Arruda Colin, fez parte da mesa de debates representando o Governo Federal.//Repórter: Trajano Budola
Ver mais detalhes