Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo
Avezedo Macedo era filho de João Ribeiro de Macedo e de Anna Maria de Azevedo Portual.
Nasceu no dia 5 de julho de 1872, em Itaquí, Campo Largo (PR).
Iniciou a alfabetização com sua mãe, posteriormente, com o professor Alfredo Cercal. Estudou ainda com o professor Francisco Xavier d'Almeida Garret. Com apenas 11 anos escreveu e leu um discurso no Clube Literário Campolarguense. Por motivo de doença do professor Garret, Azevedo Macedo passou a estudar com o professor Cardoso, matriculando-se no Colégio Partenon Paranaense, sob a direção de Laurentino Azambuja.
Formou-se em Direito. Quando recém-formado, foi escolhido para oficial de Gabinete do então presidente do Estado, Vicente Machado.
Após a luta federalista, passou a trabalhar com seu presidente.
Fundou o "Instituto Curitibano" em colaboração com Ermelino de Leão. Exerceu o cargo de procurador geral da justiça do Estado com apenas 26 anos de idade.
Lecionou pedagogia, português, lógica, literatura, moral, direito pátrio, psicologia, história da filosofia na Escola Normal de Curitiba e no Ginásio Paranaense.
A convite do presidente Carlos Cavalcanti, remodelou o ensino normal e primário com o mínimo de despesa, em virtude da má situação financeira do Estado. Até então, existiam casas escolares onde funcionavam escolas isoladas. Avezedo Macedo lhes deu um programa; seriou as classes, facilitando o trabalho do professor, que passou a apresentar melhores resultados nos finais de ano. O código de ensino que elaborou em 1916 esteve em uso até 1931.
"Previu a criação de escolas maternais com creches, etc., em que as mães pobres, que necessitassem trabalhar, pudessem deixar com segurança e proveito os seus filhos. Aboliu os castigos corporais e instituiu os cânticos escolares e os exercícios físicos, com a ginástica".
Foi um dos professores fundadores da Universidade do Paraná, onde lecionou por mais de trinta anos.
A convite de Affonso Camargo, então presidente do Estado, elaborou leis para os códigos do Processo Civil, Comercial, Penal e a Lei de Organização Judiciária, transformados em leis números 1.915 e 1.1916, de fevereiro de 1920 e que vigoraram durante vinte anos não só no Paraná como em outros Estados da União.
Foi deputado do Congresso Legislativo do Paraná, eleito em várias legislaturas. Apresentou e defendeu inúmeros projetos, sobretudo voltados à educação primária.
Ao lado de sua filha Annette, fundou a Escola Maternal, a primeira do Estado, cuja finalidade era fornecer meio de as mães pobres poderem trabalhar, deixando seus filhos entregues a pessoas dedicadas e competentes, enquanto trabalhavam.
Poeta primoroso, escreveu o "Hino do Paraná".
Escreveu para a revista do Clube Curitibano e em diversos jornais de Curitiba. Publicou ainda: "Apontamentos sobre o Ministério Público do Paraná", "Código de Ensino", "Estudos de Direito", "Codificação do Processo Criminal", entre outros.


Informações retiradas do livro "130 anos de vida Parlamentar paranaense", 1954, de Maria Nicolas.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação