Paulo Afonso Alves de Camargo
Affonso Alves de Camargo era filho de Pedro Alves da Rocha Loures e de Francisca de Camargo Loures.

Nasceu em Guarapuava em 1873. Em 1890 entrou para a Faculdade de Direito de São Paulo, onde se graduou em 1894. Nesse mesmo ano, durante o período revolucionário, foi nomeado promotor público da Capital.

Pela oposição, exerceu o mandato de deputado na Assembleia Legislativa do Paraná e foi reeleito em várias legislaturas, tendo sido presidente da Mesa.

De 1916 a 1920 foi eleito presidente do Estado. Ao final da gestão, elegeram-no deputado federal. Na Câmara dos Deputados desempenhou as funções de 1º vice-presidente. Foi senador da República em 1822 e reeleito para o período seguinte. Em 1928 retornou ao Governo do Paraná, mas não concluiu o mandato em virtude da revolução de 1930.

No ano posterior reassumiu a disciplina de direito civil na Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, onde permaneceu até sua aposentadoria. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Paraná.

Deve-se a Affonso Camargo a pacificação do Sul do Paraná, já que foi ele quem assinou, no dia 16 de outubro de 1916, o acordo entre o Paraná e Santa Catarina, que lutaram por território na região sul do Estado.

Informações retiradas do livro "130 anos de vida Parlamentar paranaense", 1954, de Maria Nicolas.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)