Notícia
Destaque
Agricultura Familiar é Tema de Encontro Na Puc-pr
Thea Tavares
Fonte: MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA DEPUTADA LUCIANA RAFAGNIN
3 min de leitura
607 visualizações
AGRICULTURA FAMILIAR É TEMA DE ENCONTRO NA PUC-PRCuritiba, PR (07/11/2005) – Há mais de 350 mil proprietários rurais no país e cerca de 90% destes são médios e pequenos. Eles estão no centro da atenção do governo federal, que vem investindo significativamente na agricultura familiar, como estratégia de promover o bem-estar das populações do campo. O acesso a tecnologias alternativas de produção e a participação maior da agricultura familiar no chamado “agronegócio” brasileiro são assuntos que estarão em evidência nas discussões do Fórum Paranaense de Agricultura Familiar – Produzir Sem Destruir, encontro que acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro de 2005 na Fazenda Experimental Gralha Azul da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no município de Fazenda Rio Grande. O evento, promovido pela PUCPR, Governo do Estado e Governo Federal, através da Secretaria Nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), conta também com o apoio da Petrobrás e reunirá lideranças municipais ligadas à agricultura familiar e formadores de opinião, responsáveis por levar adiante e multiplicar as informações produzidas nas suas discussões.O Fórum Paranaense de Agricultura Familiar pretende ser um espaço permanente de construção de uma rede paranaense interinstitucional voltada para a viabilização econômica da atividade agrícola familiar. Entre os temas discutidos nesses dois dias estão o SISLEG (Sistema de Gerenciamento de Legislação, Normas e Procedimentos), a produção de óleos essenciais como alternativa de conservação florestal, mata ciliar e reserva legal, crédito de Carbono em áreas de agricultura familiar, a criação de animais silvestres como alternativa de preservação, o programa de merenda escolar orgânica praticada no Estado do Paraná e o de leite, também o uso do Xisto, da energia verde do Biodiesel, a agroecologia e o turismo rural ecológico. Haverão dois estudos de casos de sucesso, realizados em países latino-americanos: um sobre a reserva legal comunitária e o turismo rural agroecológico do Equador e outro sobre o exemplo de Agroecologia e Segurança Alimentar da RESA/Colômbia; além de visitas a experimentos e projetos já desenvolvidos e com resultados promissores.Serviço – As vagas para participação nas atividades do Fórum são limitadas e os interessados devem fazer contato pelo telefone (41) 3299-4300, fax: (41) 3299-4868 ou nos seguintes endereços eletrônicos: forum.paranaense@pucpr.br, airton.junior@pucpr.br e cláudio.ushiwata@pucpr.br. Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR)Contatos: (41) 3299-4300 / (41) 9982-0212 / (41) 9117-9835 – com Aírton Júnior e Cláudio Ushiwata.
Notícias Relacionadas
17:28
Comissão de Saúde Pública aprova projetos que beneficiam pessoas com transtorno do espectro autista
Proposta que prevê multas para quem utilizar entorpecentes em público também avança no colegiado.
Leia mais
17:26
Proposta que inclui idosos, pessoas com TEA e PCDs entre os atendidos pelo Alerta para Resgate de Pessoas (ARP) avança na Assembleia
Projeto que amplia política de contingência criada em 2017 foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Leia mais
17:11
Comissão de Meio Ambiente aprova projetos sobre trilhas ecológicas, proteção animal e prevenção de desastres
Entre as propostas analisadas está o Projeto de Lei 778/2023, do deputado Goura (PDT), que cria o Sistema Estadual de Trilhas do Paraná (SETrilhas/PR).
Leia mais
16:58
Assembleia aprova regras para funcionamento de espaços “Pet Friendly” no Paraná
Projeto estabelece normas para circulação de animais em estabelecimentos comerciais e foi um dos itens votado na sessão plenária deste segunda-feira (11).
Leia mais