Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia abre suas portas para prefeitos em evento em Foz do Iguaçu

Presidente Traiano reforça disposição do Legislativo em ser um elo de ligação entre as administrações municipais e o Governo do Estado.


A meta da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) de se tornar cada vez mais próxima da população atingiu mais um objetivo nesta quarta-feira (30), com a participação efetiva do Legislativo no Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, que acontece até a próxima sexta-feira (2), em Foz do Iguaçu.
A Alep tem dois amplos espaços no evento, onde estarão em funcionamento os gabinetes da Presidência e da 1ª Secretaria, comandados pelos deputados Ademar Traiano (PSDB) e Plauto Miró (DEM), respectivamente.
Na abertura do evento, o presidente Traiano destacou o objetivo de estreitar a relação com os municípios. "Somos o elo de ligação entre a administração municipal e o Governo do Estado. Esse é o papel do parlamentar, e a Assembleia como uma Casa democrática não poderia deixar de estar presente em um evento dessa magnitude. A Assembleia é um componente importante e estamos propiciando aos prefeitos se integrarem de tudo o que acontece no Legislativo".

Para o 1º secretário, a participação de todos, prefeitos, Governo do Estado, Assembleia e deputados estaduais incentiva boas ações para o Paraná. "O Legislativo está participando desta ampla reunião para que os prefeitos e gestores públicos possam ter contato com os setores do Estado, e também onde o governador vai colocar as ações do Governo para 2017", relatou Plauto.
A Assembleia Legislativa do Paraná terá um espaço exclusivo no evento para receber prefeitas, prefeitos, vice-prefeitos e suas equipes de administração. Além de manter contato direto com os deputados, os futuros administradores receberão todas as informações sobre os projetos do Legislativo. A grande novidade será o novo programa na TV Assembleia, exclusivamente para prefeitas e prefeitos. Na atração “Fala Prefeito”, os gestores municipais terão um espaço próprio para apresentar as ações desenvolvidas no município, os potenciais de cada região e falar diretamente com a população.

Nesses espaços, além dos gestores poderem se reunir com os deputados que comandam a Assembleia, eles conhecerão iniciativas como o Guia do Cidadão, uma cartilha elaborada pela Alep em parceria com o Governo do Estado e com o Ministério Público estadual para incentivar a formação cidadã de crianças e adolescentes, e o projeto “Assembleia no Enem”, que disponibiliza pela TV Assembleia e pela internet aulas gratuitas de preparação para o Enem, além da Escola do Legislativo, que para 2017 planeja uma ampla programação de cursos, palestras e capacitações para qualificar os servidores municipais.

Nova sede – O governador Beto Richa (PSDB) transferiu, temporariamente, a sede do Poder Executivo para a cidade de Foz do Iguaçu. Segundo ele, esse ato é uma demonstração da preocupação do Governo com o interior do Paraná e, principalmente, com as pequenas cidades do estado. "Essa atitude demonstra o respeito, não só a essa região, mas ao interior do estado. Temos procurado fazer trabalho homogêneo em todas as regiões e, obviamente, dado uma atenção especial às pequenas cidades, que mais precisam do apoio e investimento do Governo do Estado. Reafirmo o interesse do Governo em estar ao lado de todos os prefeitos e vencermos juntos esse momento de crise", afirmou.

O governador também enalteceu a participação da Assembleia no evento e o apoio que os deputados têm dado para ajudar o Paraná a enfrentar a crise. "A integração com a Assembleia tem sido fundamental para as conquistas do Paraná. Temos um clima de harmonia, diálogo e respeito. Essa união de esforços tem ajudado nos avanços do Estado do Paraná".

Participaram da abertura do evento mais de trinta deputados estaduais, a vice-governadora Cida Borghetti (PP), o presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), Ivan Bonilha, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, a prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi, além de presidentes de classe e do setor produtivo, deputados federais, conselheiros do TCE-PR.

Atos – Ainda na abertura do evento, o governador Beto Richa assinou alguns atos administrativos, entre eles um em parceria com o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e a prefeitura de Guarapuava, que vai permitir a construção de 100 casas populares naquela cidade. Outro convênio foi com uma empresa britânica que irá fornecer programas de conteúdo e provedores para a área da saúde, permitindo uma melhor gestão do sistema e acompanhamento dos diagnósticos dos pacientes.

 

Ouça o Podcast relacionado






Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação