NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
14h25
por Luana da Silva Borsari / 41 33504188
2 min de leitura
856 visualizações
A Comissão de Saúde Pública presidida pelo deputado Ney Leprevost (PP) realizou uma audiência pública nesta terça-feira (19) para discutir ações que aumentem o número de doadores de tecidos e anexos, válvulas cardíacas e córneas. Como resultado do encontro, a primeira medida acordada entre as partes será a discussão, na Secretaria da Saúde, de um projeto que crie um centro cirúrgico para captação de tecidos no próprio IML. Atualmente o corpo precisa ser transportado do IML ao hospital após a liberação pela família e depois da autópsia. Os médicos também pediram que a Assembléia, por meio do presidente da Comissão, possa intervir a favor da conclusão do projeto que cria os centros de Organização de Procura de Órgãos – OPOs. A iniciativa para a audiência partiu do banco de médicos do Hospital das Clínicas depois de constatado que a doação de órgãos caiu mais de 50% no último ano. “Vou encaminhar durante a tarde um pedido de audiência com o secretário da Saúde Gilberto Martin para levar ao conhecimento dele as questões discutidas aqui. Além disso, também trataremos de discutir o treinamento das equipes para que seja feita da forma mais adequada possível a abordagem à família dos doadores”, afirmou o deputado Leprevost. Para os médicos, o número de doações é pequeno em comparação ao número de óbitos, e ainda há mitos com relação aos procedimentos utilizados na captação dos órgãos. “Deveríamos investir também no trabalho voluntário das famílias de transplantados para oferecerem mais esclarecimentos sobre o tema e para sensibilizar a população, pois embora as campanhas surtam algum efeito, elas ainda não alcançam o dia-a-dia”, disse o presidente do banco de tecidos do Hospital das Clínicas, Gerson Tavares. Participaram da reunião também os doutores Paulo Alencar e Ivens C. de Alencar, do Banco de Ossos do HC; o dr. Francisco Costa, do Banco de Válvula Cardíaca da PUC; o dr. Hamilton Moreira, do Banco de Olhos do HC e a dra. Jussara Trancoso, da Central de Transplantes do Paraná.
Notícias Relacionadas
19:40
Assembleia debate demandas e soluções para ampliar a liderança da produção de tilápia no Paraná
Iniciativa foi do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) e reuniu criadores e especialistas do setor.
Leia mais
18:38
Em reunião extraordinária, CCJ aprova criação de funções na Polícia Penal e fixação do efetivo da PM e do Corpo de Bombeiros
Na sequência, reunião da Comissão de Finanças aprova operações de crédito de até US$ 150 milhões.
Leia mais
18:16
Assembleia atualiza regras e poda de árvores próximas à rede elétrica passa a ser responsabilidade das concessionárias
Proposta assinada por diversos parlamentares pretende reduzir impasse entre proprietários rurais e distribuidoras de energia. Texto foi um dos sete projetos votados na sessão desta segunda-feira (15).
Leia mais
18:13
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais