NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputada Beti Pavin (pmdb)
18h00
por Assessoria de imprensa: 41-33504056 / betipavin@alep.pr.gov.br
3 min de leitura
338 visualizações
O governador Roberto Requião anunciou nesta terça-feira (19) que o Governo do Paraná vai duplicar a Rodovia da Uva (PR-417), que faz a ligação entre Curitiba e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. “A deputada Beth Pavin (PMDB) tem insistindo muito e nos convenceu da necessidade da duplicação da rodovia. Determinei ao secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, que aproveite um projeto da Comec e, com recursos do Detran, viabilize a licitação e o início rápido da duplicação da rodovia”, disse Requião na reunião da Escola de Governo.O processo deve ser iniciado já nas próximas semanas. Segundo o secretário Rogério Tizzot, os técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalham na composição do orçamento, atualizando o projeto da Comec executado em 2006. “Os custos estão sendo atualizados com base na tabela do DER. Estimamos que o custo total fique em torno de R$ 30 milhões para a duplicação dos 10,4 quilômetros da rodovia, construção de dez interseções e alguns quilômetros de vias marginais”, detalhou. Divida em dois lotes, a duplicação vai aumentar a segurança no trecho, diminuir o tempo de viagem e reorganizar o tráfego na rodovia. “A rodovia não acompanhou o crescimento do município e da região metropolitana. Os trabalhos vão ampliar a capacidade do trecho, eliminar os redutores de velocidade, além de disciplinar o trânsito e evitar acidentes”, acrescentou o secretário. Para a deputada Beth Pavin, responsável por trazer a solicitação do município ao Governo do Estado, o anúncio já é uma grande conquista da população. “A rodovia foi construída ainda em 1973, quando tínhamos uma população muito menor que a de hoje em Colombo, em torno de 230 mil habitantes. A via é totalmente urbanizada e, na atual situação, com oito redutores de velocidade e uma série de acessos, não atende à demanda do município”, constatou. De acordo com ela, são 45 minutos para realizar o percurso até Curitiba. “E não há mais horário de pico. Em qualquer horário o trânsito é intenso e lento. Isso dificulta, principalmente, a vida dos trabalhadores que dependem do transporte coletivo metropolitano para chegar a Curitiba”. A deputada lembrou ainda que a rodovia recebeu obras de melhoria na primeira gestão do governador Requião, na década de 90. “A duplicação foi um compromisso assumido por ele nesta gestão e que será concretizado agora, com um projeto novo, bonito e que vai atender melhor a população”, comemorou.
Notícias Relacionadas
09:09
Assembleia homenageia 130 anos da Educação Adventista no Brasil
Trajetória iniciada em Curitiba, em 1896, será homenageada em sessão solene proposta pelo deputado Artagão Júnior (PSD).
Leia mais
20:52
Sessão solene homenageia comerciantes e reconhece contribuição do setor para o desenvolvimento do Paraná
Evento proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos) celebra atuação de empresários e lideranças que impulsionam a economia e geram emprego e renda.
Leia mais
18:21
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
14:55
Deputado Moacyr Fadel (PSD) celebra assinatura de ordem de serviço para conclusão da pavimentação do distrito de Socavão, em Castro
O parlamentar acompanhou a assinatura da ordem de serviço que garante a pavimentação dos últimos 8,8 quilômetros da estrada.
Leia mais