NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Mauro Moraes (pmdb)
12h22
por Amira Massabki / (41) 3350-4029
2 min de leitura
613 visualizações
A Comissão de Diretos Humanos e Cidadania da OAB/PR (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa estão atuando em conjunto para resolver a situação caótica em que se encontram várias delegacias de Curitiba e Região Metropolitana. Com base em denúncias encaminhadas por famílias de detentos, Poder Legislativo e OAB querem discutir o tema com a Secretaria de Segurança Pública. A OAB encaminhou ao presidente da comissão na Assembleia, deputado Mauro Moraes (PMDB), um oficio relatando a superlotação em vários distritos da capital e Região Metropolitana. Segundo o documento, as condições em várias delegacias são desumanas e degradante. “O constante risco de vida, bem como a violação diária dos direitos humanos dos presos, assim como de policiais e da própria sociedade, é uma realidade que não pode ser ignorada”, diz o oficio. Moraes, que pôde observar situação similar ao que é descrito pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB em carceragens no 8º Distrito da capital e em Araucária, disse que a parceria entre OAB e AL será fundamental para cobrar das autoridades medidas urgentes. “Vamos avaliar as condições em vários presídios. Se a realidade for o que está sendo denunciado, iremos convidar o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, para falar sobre as medidas que o estado deve tomar”, disse. Em uma correspondência anexa ao oficio é descrita a situação no 10º Distrito de Curitiba. A carta diz que “a situação inexistente é simplesmente insustentável” e que "chega a ser desesperador ver as condições das pessoas detidas naquele local”. Numa cela de aproximadamente 3 metros quadrados encontram-se detidas 21 pessoas. A mesma precariedade foi observada por Moraes no 8º Distrito. “Em uma cela de 16 metros quadrados estavam presos mais de 40 pessoas”, relatou. As duas comissões farão visitas em vários distritos para verificar as instalações e elaborar um relatório que será entregue à SESP. “Os indícios são péssimos”, disse Moraes.
Notícias Relacionadas
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais
09:09
Assembleia homenageia 130 anos da Educação Adventista no Brasil
Trajetória iniciada em Curitiba, em 1896, será homenageada em sessão solene proposta pelo deputado Artagão Júnior (PSD).
Leia mais
20:52
Sessão solene homenageia comerciantes e reconhece contribuição do setor para o desenvolvimento do Paraná
Evento proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos) celebra atuação de empresários e lideranças que impulsionam a economia e geram emprego e renda.
Leia mais